pt_BR
Ciências da Terra | MEMBRO TITULAR

Celso de Barros Gomes

(GOMES, C. B.)

25/05/1935
Brasileira
29/03/1995

Pesquisador com carreira desenvolvida na Universidade de São Paulo, onde tem também desempenhado diversas funções administrativas seja no âmbito do Instituto de Geociências (Chefe de Departamento, Vice-Diretor e Diretor), seja em nível dos seus órgãos centrais (Conselho Universitário, como membro de vários colegiados: CTA, CAE, CEPE, COP; Conselhos Centrais de Graduação e de Pesquisa; Coordenadoria de Comunicação Social).
Seu programa de formação inclui estágios de pós-doutoramento em várias instituições americanas e européias, voltados para o aprendizado de técnicas analíticas e para o desenvolvimento de projetos de cooperação científica.
Tem participado intensamente das atividades de sociedades científicas brasileiras e internacionais, exercendo postos diretivos ou então atuando na parte de editoração de revistas, e de comitês de diversas instituições de fomento à pesquisa no país (FAPESP, CNPq, FINEP, PADCT).
Tem exercido papel importante no processo de difusão no país de técnicas analíticas instrumentais modernas no campo das geociências, sendo inclusive responsável pela criação do Laboratório de Microssonda Eletrônica do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo.
Ainda que em sua carreira científica tenha se ocupado de outros temas (p.e. meteoritos), a investigação de rochas alcalinas é a sua principal área de interesse, levando não só à realização de trabalhos conjuntos com pesquisadores estrangeiros, como também à orientação de estudantes de pós-graduação que desenvolvem pesquisas no assunto. Essa intensa atividade acha-se materializada em expressiva produção científica, divulgada no país e no exterior.