pt_BR
Ciências Químicas | MEMBRO CORRESPONDENTE

Carl Djerassi

(DJERASSI, C.)

29/10/1923
Americana
26/12/1961

Em 1950, já Diretor de Pesquisa Científica da Syntex S.A., no México, Djerassi desenvolveu, juntamente com George Rosenkranz, a primeira síntese de um estrogênio, partindo de uma matéria-prima vegetal, a diosgenina, uma sapogenina obtida das raízes de uma Dioscoriácea mexicana. Esta síntese representou o início da série espetacular de realizações no campo dos esteróides pela qual Djerassi se notabilizou. Ainda na Syntex, seu grupo conseguiu sintetizar a cortisona, inicialmente também a partir da diosgenina, depois a partir da hecogenina, das folhas do Agave. Em 1956 foi patenteada a norethindrona, o primeiro agente progestacional oral. Estas pesquisas, que culminaram no desenvolvimento dos anticoncepcionais orais, tornaram Djerassi mundialmente conhecido. Todos os prêmios que ele recebeu lhe foram conferidos em vista destes feitos. Logo em seguida, suas realizações no campo dos produtos naturais expandiram-se para os setores de alcalóides, antibióticos, lipídios e terpenóides.
Datam das décadas de 50 e 60 suas ligações com o Brasil, onde ele se tornou grande incentivador das pesquisas em produtos naturais nos seus primórdios, primeiro no Instituto de Química Agrícola, no Rio de Janeiro, depois no Centro (hoje Núcleo) de Pesquisas de Produtos Naturais da Universidade do Brasil (hoje UFRJ). Este apoio lhe valeu a eleição para Membro Correspondente da Academia Brasileira de Ciências e o título de Professor honoris causa da Universidade do Brasil.
Paralelamente às suas atividades acadêmicas, Djerassi ocupou várias posições na Syntex e foi co-fundador da Zoecon Corporation, uma companhia dedicada ao desenvolvimento de novos métodos de controle de insetos.
Outro campo importante onde foi decisiva a atuação de Djerassi foi a introdução de modernos métodos físicos no laboratório de Química Orgânica. Estes incluem a dispersão rotatória óptica, o dicroismo magnético circular e a espectrometria de massas.
Seus interesses mais recentes abrangem a biossíntese de produtos naturais marinhos, como esteróis de estrutura peculiar e fosfolipídios; e a elucidação do papel destes compostos na função da membrana celular.
Correntemente, tem as vistas voltadas para o assunto complexo dos elementos sócio-culturais envolvidos no controle da fertilidade humana e a psicologia do relacionamento em Ciência, assunto que domina alguns dos seus escritos mais recentes.