pt_BR
Ciências Químicas | MEMBRO AFILIADO

Boniek Gontijo Vaz

(VAZ, B. G.)

11/01/1986
Brasileira
01/01/2022

Graduação em Química pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR (2007), mestrado (2009) e doutorado (2011) em Química pela Universidade Estadual de Campinas.

Professor Associado I da Universidade Federal de Goiás. É Secretário Geral da ALAGO (The Latin America Association for Organic Geochemistry) desde 2018. Editor Associado do periódico Química Nova. É Coordenador do Laboratório de Cromatografia e Espectrometria de Massas – LaCEM do IQ/UFG, no qual atua em diversas linhas de pesquisa no campo da espectrometria de massas: i) petroleômica ? caracterização abrangente do petróleo, derivados e correlatos ; ii) Geoquímica orgânica ? utilização dos compostos polares para entendimento de processos geoquímicos; iii) fontes de ionização ambiente ? desenvolvimento instrumental e aplicações; iv) Química de Alimentos ? determinação de resíduos de agrotóxicos em alimentos e leitos aquáticos; v) imageamento químico ? desenvolvimento de protocolos e aplicações para avaliar a distribuição espacial de alvos moleculares em tecidos animais e vegetais, iv) química e toxicologia forense. 

Em 2019 recebeu o Prêmio QN para Jovens Autores da Sociedade Brasileira de Química e o Prêmio Reconhecimento Consuni 2019 da UFG.