pt_BR
Ciências Biomédicas | MEMBRO ASSOCIADO

Aníbal Gil Lopes

(LOPES, A. G.)

18/07/1948
Brasileira
05/03/1997

Aníbal Gil Lopes iniciou o programa de iniciação científica sob a orientação do Prof. Gerhard Malnic no segundo ano do curso médico. Em 1974 iniciou a pós-graduação, vindo a concluir seu doutorado em 1976, ainda sob a orientação do Prof. Malnic. Realizou seu pós-doutorado na Yale University, entre os anos de 1981 e 1984, no laboratório do Prof. Gerhard Giebisch, uma das autoridades mundiais nessa área da fisiologia.
De volta ao Brasil, iniciou na Universidade de São Paulo o estudo dos mecanismos de transporte iônico envolvidos na regulação do volume celular em epitélios renais, em particular nos segmentos finos da alça de Henle. Para tanto utilizou a microperfusão de túbulos isolados associada a técnicas de registro contínuo de imagens. Em 1993 tornou-se Professor Titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ, onde instalou um novo laboratório de Fisiologia Renal onde hoje reúne um grande número de estudantes de iniciação científica e pós-graduação. Através de métodos bioquímicos, biofísicos e de biologia molecular, vem estudando as bases moleculares da regulação do volume celular em tecidos renais. Seu laboratório mantém grande intercâmbio científico internacional, em particular com a Yale University, The Johns Hopkins University e o Instituto Venezolano de Investigaciones Científicas.
Ao lado da atividade laboratorial, sempre apresentou grande interesse pela universidade. Ao lado da coordenação dos programas de mestrado e doutorado em Fisiologia e Biofísica do ICB-USP, presidiu a comissão de pós-graduação desse instituto e foi membro do Conselho de Pós-Graduação da USP. No momento, participa da implantação do novo programa de Fisiologia do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Participou de várias comissões e colegiados, bem como da organização de vários simpósios e eventos científicos. No período entre 1994 e 1996 foi o representante dos Professores Titulares no Conselho do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ. No momento é o Diretor do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É membro titular de várias sociedades científicas, tais como a American Physiological Society, Sociedade Brasileira de Nefrologia, Sociedade Brasileira de Fisiologia e Sociedade Brasileira de Biofísica, da qual é o atual Tesoureiro.
Sua formação humanística, particularmente em Teologia, bem como o extenso e variado trabalho pastoral que desenvolve desde 1973, quando foi ordenado sacerdote católico, lhe conferem características ímpares. Em uma comunidade da periferia de São Paulo, em 1971, iniciou cursos de alfabetização de adultos e supletivo. Em 1974, já como pároco dessa comunidade, implantou uma creche e dois serviços de atendimento médico. Entre 1981 e 1985, quando realizou seu pós-doutorado na Yale University, participou do atendimento pastoral aos imigrantes portugueses e italianos na cidade de New Haven. Em 1986 iniciou a pastoral para as pessoas atingidas pela AIDS na Arquidiocese de São Paulo, tendo criado um centro de aconselhamento, grupos comunitários para o atendimento domiciliar de doentes do HIV e uma casa de acolhimento para doentes terminais, com os quais morou até 1993. Entre 1986 e 1994 foi membro do “Working Group on AIDS” da Caritas Internacionalis, Vaticano. Nesta condição participou ativamente da organização de Reuniões e Simpósios sobre as diferentes implicações da Pandemia da AIDS tanto nas diferentes regiões brasileiras como na Europa, África, Ásia e Américas.