pt_BR

De: 24 de junho de 2008

Até: 25 de junho de 2008

Local: Academia Brasileira de Ciências

O Workshop Brasil-Índia de Ciências da Computação integrará cientistas da área dos dois países e será realizado nos dias 24 e 25 de junho, na Academia Brasileira de Ciências, no Rio de Janeiro, coordenado pelo Acadêmico Virgilio Almeida e pelo Prof. N.Balakrishnan.

Veja a lista dos participantes indianos a seguir:

O coordenador do evento, Prof. N. Balakrishnan, diretor associado do Indian Institute of Science, em Bangalore, especializado em segurança da informação;

Prof. Sankar Kumar Pal, diretor e Distinguished Scientist do Indian Statistical Institute, em Kolkata, especialista em inteligência artificial e data mining;

Prof. Krithi Ramamritham, do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento em Ciência e Engenharia da Computação do Indian Institute of Technology Bombay, da área de base e tecnologia da informação e comunicação para o desenvolvimento sustentável;

Dr. P. Anandan, diretor-executivo da Microsoft Research Índia, da área de gráficos para vídeos computacionais;

Prof. Partha P. Chakrabarti, consultor especial para pesquisa e desenvolvimento do Departamento de Engenharia e Ciência da Computação do Indian Institute of Technology Kharagpur, especialista em inteligênbcia artificial e CAD para VLSI.

Prof. Gautam Barua, diretor do Departamento de Engenharia e Ciência da Computação do Indian Institute of Technology Guwahati, da área de educação e pesquisa em ciência da computação.

Prof. P. Venkat Rangan, vice-chanceler, do Amrita Vishwa Vidyapeetham, especialista em multimídia e redes sem fio.

Os cientistas brasileiros envolvidos no evento são:

Prof. Alberto H. F. Laender, do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que apresentará os resultados de cinco anos do Projeto Gerindo, sobre gerenciamento de dados em grande escala.

Prof. Amit Bhaya, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que tratará das perspectivas de controle de algoritmos numéricos.

Prof. Augusto Sampaio, do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco proferirá a palestra intitulada From Requirements to Test Cases through Test Models.

Prof. Edmundo de Souza e Silva, do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro falará sobre aplicações de multimídia na internet e questões de robustez.

Prof. José Carlos Maldonado, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo discorrerá sobre os programas de graduação em Ciência da Computação no Brasil sobre pesquisa em engenharia de software no âmbito do Qualipso Project.

Prof. J. Roberto Boisson de Marca, do Centro de Estudos em Telecomunicações da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) especialista em pesquisa em Telecomunicações.

Dr. Pedro L. Silva Dias, diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), que falará sobre as atividades desta unidade de pesquisa do Ministério de Ciência e Tecnologia.

Prof. Roberto M. Cesar Jr., do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, que fará sua palestra em torno da análise e classificação da forma, mostrando resultados estatísticos e estruturais e suas aplicações.

Prof. Siang Song, do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, cuja palestra intitula-se Efficient Parallel Algorithms for String Processing Problems.

Prof. Luigi Carro, do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que proferirá palestra intitulada New architectures for the final scaling of the CMOS world.

Prof. Virgilio Almeida, do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais, cujo tema será o comportamento malicioso em grandes redes sociais on line.

Workshop Brasil-Índia de Ciência da Computação discutiu temas estratégicos para os dois países