pt_BR

De: 10 de fevereiro de 2020

Até: 14 de fevereiro de 2020

Local: Academia Brasileira de Ciências | Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas

Realizado entre os dias 10 e 14/2/2020, o evento teve duas partes:

  • Workshop Habilidades para Comunicação e Liderança em um Mundo 5G

Objetivo: Este evento foi dedicado a pesquisadoras(es) jovens procurando aperfeiçoar habilidades em áreas como falar em público, escrever projetos e artigos e coordenação de pesquisa e de redes de colaboradores.

Data: 10 e 11 de fevereiro de 2020

Local: Academia Brasileira de Ciências

Programa

 

  • 4ª Conferência Internacional de Mulheres na Ciência Sem Fronteiras: Energia, Água, Saúde, Agricultura e Meio Ambiente para um Desenvolvimento Sustentável

Objetivo: o foco do evento foi reunir pesquisadores do sexo masculino e feminino, homens e mulheres, para pensar em desenvolvimento sustentável em um ambiente de diversidade. Foram três dias de apresentações orais, mesas redondas e sessões de posters sobre os temas do título.

Data: 12 a 14 de fevereiro de 2020

Local: Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.

Programa

 

Comitê Organizador

 

Confira as matérias sobre o Fórum Mundial para Mulheres na Ciência preparadas pela Assessoria de Comunicação da ABC:

WorkshopAbertura do WFWS 2020
WorkshopPalavras escritas: a linguagem dos jornalistas
WorkshopPesquisadoras de vários países debatem comunicação da ciência na ABC, no Rio de Janeiro
WorkshopO poder das narrativas
WorkshopMulheres da ciência rumo às mídias sociais
ConferênciaProtagonismo das mulheres é fundamental na busca de um modelo sustentável de vida
ConferênciaAmal Amin: “Os desafios para a igualdade de gênero são enormes”
ConferênciaRonald Shellard: “A pouca presença feminina na física não reflete a proporção das mulheres na sociedade”
ConferênciaCarolina Neumann Keim: de olho na vida após as tragédias
ConferênciaAndrea de Camargo: “Evento com mulheres cientistas foi um ganho para toda a sociedade”

Histórico

A iniciativa, rede e movimento de mulheres na ciência sem fronteiras foi fundada pela profa. Amal Amin, professora associada do Centro Nacional de Pesquisas do Egito, com o objetivo de dar mais visibilidade para as mulheres na ciência, sejam seniores ou jovens, com o foco na excelência e na cooperação tanto entre as mulheres como com seus colegas do sexo masculino dentro das comunidades científicas. Com isso, pretende-se elevar o valor e o impacto da pesquisa científica em prol de objetivos de desenvolvimento sustentável.

O movimento começou em 2017. Sua primeira reunião no Cairo, de 21 a 23 de março de 2017, sob os auspícios do ministro de ciência e tecnologia e supervisão da Organização da Academia Egípcia de Pesquisa Científica (ASRT) e da Academia Jovem Egípcia (EYAS). A primeira reunião foi financiada pelo Wellcome Trust, o Conselho Internacional de Ciência (ISC), Comissão Europeia (UE), Elsevier, Misr elkhir, a Academia Mundial de Ciências (TWAS), Rede Global de Jovens Afiliadas (TWAS-TYAN), Academia Jovem Global(GYA) e L`Oreal. Obteve apoio igualmente da UNESCO, Fundação de Ciência e Tecnologia Árabe (ASTF) e Conselho Nacional para Mulheres (WISWB). Representantes de alto nível de outras organizações participaram como Academia Africana de Ciências (AAS) e Centro Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para Cooperação Sul-Sul (ISTIC). A conferência foi uma mistura de palestras científicas, discussões e interações de estudantes e competições para criar uma atmosfera científica saudável completa entre seniors e jovens, tanto homens como mulheres.

A segunda conferência foi organizada por uma das participantes da primeira conferência (profa. Sonali Das) que pediu para levar o evento para a África do Sul. A conferência foi realizada na Universidade de Joanesburgo, de 21 a 23 de março de 2018 e apoiada por várias organizações como ISC, L’Oreal, GYA, etc. (wiswb2018.co.za). A Sra. Neldi Pandora (ministra do ensino superior na África do Sul), Linda Gray (chefe do conselho de saúde na África do Sul) e outras autoridades de alto nível da África do Sul estavam entre os palestrantes de lá.

A conferência de 2019 foi realizada novamente no Cairo, em março de 2019, por ser o mês de vários eventos dedicados às mulheres. A ideia era chamar a atenção para a contribuição cotidiana em geral das mulheres e, como cientistas especificamente, destacando a necessidade de maior cooperação com parceiros masculinos em todas as comunidades científicas da academia, centros de pesquisa. , a indústria, o setor privado, as ONGs e em todos os aspectos da vida, servir de modelo para toda a sociedade. Em 2019, a reunião foi co-organizada com a fundação de ciência e tecnologia árabe (ASTF), sob o nome geral de (Fórum Mundial para as Mulheres na Ciência), com o tema (diplomacia científica para o desenvolvimento sustentável). A reunião foi realizada na universidade britânica no Egito (BUE) e apoiada pela Sanofi, Johnson & Johnson, Banco de Desenvolvimento Industrial (BID), Conselho Científico Internacional (ISC), academia global jovem (GYA), agência japonesa de ciência e tecnologia (JST). , Next Einstein Forum (NEF), Academia Brasileira de Ciências, rede jovem afiliada TWAS (TWAS-TYAN), fundação Bosch.

O quarto evento, em fevereiro de 2020, aconteceu pela primeira vez fora do continente africano. Transferido para o Brasil pela Profa. Marcia C. Barbosa, Profa. Carolina P. Naveira-Cotta, Profa. Andrea Simone Stucchi de Camargo que participaram da conferência de 2019 no Cairo, Egito. A transferência do evento para outro continente confirma a natureza sustentável das conferências da WISWB para construir pontes e conectar pessoas com a ciência em todas as fronteiras. O evento será realizado no Rio de Janeiro, Brasil, com o apoio da Academia Brasileira de Ciências.

 

 

Parte 1 (12 de fevereiro, manhã) 4ª Conferência Internacional de Mulheres na Ciência Sem Fronteiras

Parte 2 (12 de fevereiro, tarde) 4ª Conferência Internacional de Mulheres na Ciência Sem Fronteiras

Parte 3 (13 de fevereiro, manhã) 4ª Conferência Internacional de Mulheres na Ciência Sem Fronteiras

Parte 4 (13 de fevereiro, tarde) 4ª Conferência Internacional de Mulheres na Ciência Sem Fronteiras

Parte 5 (14 de fevereiro, manhã) 4ª Conferência Internacional de Mulheres na Ciência Sem Fronteiras

Parte 6 (14 de fevereiro, tarde) 4ª Conferência Internacional de Mulheres na Ciência Sem Fronteiras