pt_BR

Data: 26 de maio de 2020

Local: http://transmissao.abc.org.br

O MUNDO A PARTIR DO CORONAVÍRUS, Ed. 08 | POPULAÇÕES FRAGILIZADAS E A PANDEMIA

As políticas públicas brasileiras, especialmente as do atual governo, não são adequadas aos povos indígenas, levando-os a uma situação de extremo risco no contexto da atual pandemia. As populações de favelas e periferias, especialmente os negros pobres, são afetados também de forma desigual e perversa. Como promover políticas para combater a propagação da covid-19 nestes territórios, que dialoguem com a realidade concreta destas populações, incluindo pessoas de situação de rua?

• Webinaristas: A antropóloga Maria Manuela Carneiro, a socióloga Márcia Lima e a educadora e ativista social Eliana Sousa Silva.

• Moderador: Luiz Davidovich, presidente da ABC

 


SERVIÇO:
Evento: Webinários da ABC | O mundo a partir do Coronavírus, Ed.8 | POPULAÇÕES FRAGILIZADAS E A PANDEMIA
Data: 3ª feira, 26/05/2020
Hora: 16h às 18h
Evento no Facebook: FanPage
Local: http://transmissao.abc.org.br

 


Perdeu os webinários da ABC anteriores? Assista aqui!


 

  • A antropóloga Maria Manuela Carneiro, professora titular aposentada da USP e emérita da Universidade de Chicago, pesquisa e publica nas áreas de direito indigenista,  etnologia e história indígena, escravidão negra, etnicidade e conhecimentos tradicionais. Foi professora convidada no Collège de France (2011-2012).  Fundou na USP o Núcleo de História Indígena e do Indigenismo e foi presidente da Associação Brasileira de Antropologia de 1986-1988. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia Mundial de Ciências (TWAS).

  • A socióloga Márcia Lima, professora do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). É pesquisadora sênior associada ao Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), onde coordena o AFRO-Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial.

  • A educadora e ativista social Eliana Sousa Silva, Doutora Honoris Causa pela Queen Mary University of London. Lidera o grupo de pesquisa do CNPq sobre Políticas de Prevenção da Violência, Acesso à Justiça e Educação em Direitos Humanos e é fundadora da Associação Redes de Desenvolvimento da Maré.

  • Mediador | Luiz Davidovich
    Presidente da Academia Brasileira de Ciências, secretário geral da Academia Mundial de Ciências (TWAS) e membro da National Academy of Sciences (NAS/EUA). Professor titular da UFRJ, desenvolve pesquisas em óptica quântica e informação quântica.

Assista ao evento completo:

Assista aos melhores momentos:

Saiba como foi o evento:

CORONAVÍRUSWEBINÁRIOS | 26 de maio de 2020

Populações fragilizadas e pandemia: tema do webinário da ABC

Em 26 de maio, as convidadas foram a Acadêmica Maria Manuela Carneiro, a socióloga Marcia Lima (USP) e a educadora Eliana Sousa Silva, fundadora das Redes da Maré. Veja aqui!


ATUAÇÃO DA ABCCORONAVÍRUSWEBINÁRIOS | 15 de junho de 2020

Populações fragilizadas e a pandemia

Indígenas, negros, moradores de favelas e periferias, população de rua: todos igualmente cidadãos. O abandono do poder público, no entanto, foi tema do oitavo webinário da ABC.