pt_BR

Data: 31 de agosto de 2021

Local: www.abc.org.br/transmissao (PT)

O químico Oswaldo Luiz Alves faleceu extemporaneamente em 10 de julho de 2021. Foi um cientista mundialmente reconhecido por suas pesquisas inovadoras na química do estado sólido e em nanotecnologia, realizadas na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Era vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) para a Região São Paulo e ativo membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Sua liderança na Sociedade Brasileira de Química foi marcante. Viveu com grande intensidade a ciência, desenvolvendo uma personalidade rica e complexa, capaz de resistir a qualquer abalo e de superar imensas dificuldades.

Saiba mais sobre sua ciência e suas iniciativas com os convidados da ABC: Aldo Zarbin, Maria Vargas e Fernando Galembeck.

Os moderadores serão o presidente da ABC, Luiz Davidovich, e o vice-presidente da ABC para a Região Nordeste e Espírito Santo, Jailson Bittencourt de Andrade.

 


 

SERVIÇO
Evento: WEBINÁRIOS DA ABC – Ed. 44 | O LEGADO DE OSWALDO LUIZ ALVES PARA A QUÍMICA E A NANOTECNOLOGIA
Data: 3ª feira, 31/08/2021
Hora: 16h (GMT-3)
Local: www.abc.org.br/transmissao 


Perdeu os webinários da ABC anteriores? Assista aqui!


 

  • Aldo Zarbin
    Membro titular da ABC. Professor titular do Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde é líder do Grupo de Química de Materiais (GQM). Suas pesquisas envolvem a preparação de diferentes materiais em escala nanométrica. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Química (2016-2018). É fellow da Royal Society of Chemistry (RSC).
  • Maria Vargas
    Membro titular da ABC. Professora titular da Universidade Federal Fluminense (UFF) no Departamento de Química Inorgânica. Desenvolve pesquisas na área de química bioinorgânica de compostos organometálicos. Dedica-se também à divulgação do tema da Ética na Pesquisa e milita no Grupo de Trabalho Mulheres na Ciência da UFF. Participa do Júri do Programa Para Mulheres na Ciência L’Oréal-Unesco-ABC e do Comitê de Seleção do Programa International Rising Talents da L’Oréal-Unesco desde 2014.
  •  Fernando Galembeck
    Membro titular da ABC. Professor titular aposentado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 2011, quando passou a atuar como professor colaborador. Dirigiu o Laboratório Nacional de Nanotecnologia do CNPEM (2011-15), onde atuou no aproveitamento e agregação de valor a resíduos do agronegócio. Tem 36 patentes, traduzidas em oito produtos industriais. Atua como consultor no desenvolvimento de produtos e processos em empresas de vários setores industriais e de institutos de pesquisa, no Brasil e exterior.

Confira a gravação completa do evento:

 

Confira como foi o webinário:

ATUAÇÃO DA ABCOS ACADÊMICOS | 04 de setembro de 2021

Acadêmicos celebram o legado de Oswaldo Luiz Alves

A 44ª edição dos Webinários da ABC foi uma homenagem ao grande cientista, morto em julho. Os Acadêmicos Aldo Zarbin, Fernando Galembeck e Marta Vargas relembraram a vida do amigo.