pt_BR

Data: 28 de abril de 2020

Local: http://transmissao.abc.org.br

O MUNDO A PARTIR DO CORONAVÍRUS, Ed. 04 | PANDEMIA E DESINFORMAÇÃO

A covid-19 tem provocado ondas de rumores, misturados com informações não verificadas, falsidades manipuladas e teorias de conspiração. Foi discutido como esse processo de desinformação pode afetar a capacidade da sociedade de lidar com pandemia, dificultando a identificação de fontes e orientações confiáveis para população, e como lidar com isso.

Webinaristas: Virgílio Almeida (ciência da computação, UFMG), Eduardo Rios Neto (diretor do IBGE) e Bernardo Esteves (jornalista da Piauí).

Moderador: Luiz Davidovich, presidente da ABC


SERVIÇO:
Evento: Webinários da ABC | O mundo a partir do Coronavírus, Ed.04 | PANDEMIA E DESINFORMAÇÃO
Data: 3ª feira, 28/04/2020
Hora: 16h às 18h
Evento no Facebook: FanPage
Local: http://transmissao.abc.org.br

 


Assista a gravação completa do 1º Webinário aqui.


 


Assista a gravação completa do 2º Webinário aqui.


 


Assista a gravação completa do 3º Webinário aqui.


 

  • Virgilio Almeida
    O diretor da ABC vai abordar as fontes de desinformação sobre coronavirus no Brasil, o processo de difusão dessas informações e como a ciência pode contribuir para combater a desinformação.Ele é professor emérito do Departamento de Ciência da Computação da UFMG e professor associado ao Berkman Klein Center da Universidade de Harvard.Desenvolve pesquisas na área de computação social, em especial em informações sociais e nos algoritmos que manipulam essas informações e tomam decisões.


  • Eduardo Rios Neto
    O demógrafo vai falar do papel do IBGE na disseminação e geração de estatísticas no contexto da pandemia covid-19. Vai falar sobre o hotsite do IBGE, que utiliza estatísticas experimentais e faz a antecipação de resultados preliminares, almejando a tempestividade de respostas para o contexto.Ele é diretor de Pesquisas do IBGE e membro titular da Academia Brasileira de Ciências. É professor titular aposentado da UFMG.


  • Bernardo Esteves
    O jornalista vai abordar o tema a partir da cobertura jornalística da pandemia da covid-19 que vem fazendo para os podcasts “A Terra é redonda” e “Foro de Teresina”, ambos da revista Piauí. Vai discutir se este pode ser um ponto de inflexão na crise de confiança junto à opinião pública que atinge tanto a ciência quanto a imprensa.Ele desenvolve pesquisas no campo dos estudos sociais da ciência e tecnologia. Tem mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela UFRJ e doutorado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia pela UFRJ.


  • Mediador | Luiz Davidovich
    Presidente da Academia Brasileira de Ciências, secretário geral da Academia Mundial de Ciências (TWAS) e membro da National Academy of Sciences (NAS/EUA). Professor titular da UFRJ, desenvolve pesquisas em óptica quântica e informação quântica.

Assista ao evento completo:

Assista aos melhores momentos:

Saiba como foi o evento:

CORONAVÍRUSWEBINÁRIOS | 28 de abril de 2020

Pandemia e desinformação: tema do webinário da ABC em 28/4

Os Acadêmicos Virgílio Almeida (UFMG) e Eduardo Rios Neto (IBGE), e o jornalista Bernardo Esteves falaram sobre fake news x informação confiável. Perdeu ou quer rever? O link está disponível!


ATUAÇÃO DA ABCCORONAVÍRUSMATÉRIAS | 15 de junho de 2020

O mundo a partir do coronavírus: pandemia e desinformação

Fake news, estatísticas confiáveis e crise de autoridade foram temas da quarta edição dos webinários da ABC.