pt_BR

Data: 14 de julho de 2020

Local: http://transmissao.abc.org.br

O MUNDO A PARTIR DO CORONAVÍRUS, Ed. 15 | PESQUISA E DESENVOLVIMENTO NAS EMPRESAS BRASILEIRAS: DESAFIOS, OPORTUNIDADES E OBSTÁCULOS

A indústria brasileira tem sofrido não apenas com as crises econômicas recentes, mas também com o rápido avanço tecnológico dos líderes globais. A crise provocada pelo novo coronavírus agrava essa situação. No contexto da integração da ciência com o mercado, ambientes que desenvolvam formação avançada conectada à pesquisa e inovação são fundamentais para uma mudança de cenário. Embora a situação seja muito heterogênea no país, várias empresas têm obtido bons resultados com atividades de P&D direcionadas à inovação. É preciso identificar os bons exemplos e os gargalos que devem ser removidos para estimular a pesquisa nas empresas e parcerias com instituições de pesquisa e universidades.

Para conversar sobre essas questões, a Academia Brasileira de Ciências convidou:


 

SERVIÇO
Evento: Webinários da ABC | O mundo a partir do Coronavírus, Ed.14 | PESQUISA E DESENVOLVIMENTO NAS EMPRESAS BRASILEIRAS: DESAFIOS, OPORTUNIDADES E OBSTÁCULOS
Data: 3ª feira, 14/7/2020
Hora: 16h (GMT-3)
Evento no Facebook: FanPage
Local: www.abc.org.br/transmissao

 


Perdeu os webinários da ABC anteriores? Assista aqui!


 

  • A economista Gianna Sagazio, diretora de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), responsável pela coordenação executiva da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI). Membro de Conselhos de diversas entidades públicas (FNDCT, Finep, CGEE), ela é mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Católica de Brasília, certificada pela Wharton School University of Pennsylvania em Estratégia e Inovação. Ela vai apresentar as ações da MEI e da CNI para a superação dos obstáculos impostos à indústria nacional.

  • O engenheiro de eletrônica e Acadêmico Carlos Henrique de Brito Cruz, professor titular no Instituto de Física Gleb Wataghin da Unversidade Estadual de Campinas (Unicamp), da qual foi reitor (2002-2005). Presidiu a Fapesp (1996-2002) e foi seu diretor-científico por 15 anos (2005-2020). Ele vai apresentar alguns bons resultados em P&D para inovação em empresas no Brasil e também desafios ainda não superados.

  • O engenheiro químico e Acadêmico José Carlos Costa da Silva Pinto, professor do Programa de Engenharia Química da Coppe/UFRJ. Além da ABC, é membro da Academia Nacional de Engenharia. Foi diretor executivo da Fundação Coppetec (2011-2015) e do Parque Tecnológico da UFRJ (2015-2019), que atuam na colaboração entre universidade e empresas. Vai abordar os desafios a enfrentar para estimular a pesquisa nas empresas e a parceria delas com instituições de pesquisa e universidades.
    * O palestrante Leone Andrade, convidado anteriormente, teve problemas de saúde e não poderá participar.

Assista ao evento completo:

Assista aos melhores momentos:

Saiba como foi o evento:

ATUAÇÃO DA ABCCORONAVÍRUSWEBINÁRIOS | 13 de julho de 2020

Pesquisa e desenvolvimento nas empresas brasileiras: desafios, oportunidades e obstáculos

Webinário da ABC em 14/7 contou com a economista Gianna Sagazio e os Acadêmicos Carlos Henrique Brito Cruz e José Carlos da Silva Pinto.


ATUAÇÃO DA ABCCORONAVÍRUSMATÉRIAS | 03 de agosto de 2020

Pesquisa e desenvolvimento nas empresas brasileiras

Os desafios, oportunidades e obstáculos para CT&I no Brasil foram tema do 15º webinário da ABC, com Gianna Sagazio e os Acadêmicos Carlos Henrique de Brito Cruz e José Carlos da Silva Pinto. Confira!