pt_BR

Data: 23 de junho de 2020

Local: http://transmissao.abc.org.br

O MUNDO A PARTIR DO CORONAVÍRUS, Ed. 12 | DESAFIOS SOCIAIS E ECONÔMICOS DA PANDEMIA

Os processos de saúde e doença são fenômenos, a um só tempo, biológicos e sociais. Epidemias provocam perdas de vida, redução da atividade econômica e desemprego. Ademais, os custos sociais das epidemias não se distribuem de forma igualitária. O enfrentamento desses problemas envolve desafios gigantescos que requerem, com urgência, políticas públicas efetivas.

Para discutir o tema, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) convidou:

  • Webinaristas: A cientista política Marta Arretche, o economista Eustáquio Reis e a socióloga Nísia Trindade Lima.
  • Moderadores: O presidente da ABC, Luiz Davidovich e a vice-presidente, Helena B. Nader.

 

SERVIÇO
Evento: Webinários da ABC | O mundo a partir do Coronavírus, Ed.12 | DESAFIOS SOCIAIS E ECONÔMICOS DA PANDEMIA
Data: 3ª feira, 23/6/2020
Hora: 16h às 18h (GMT-3)
Evento no Facebook: FanPage
Local: http://transmissao.abc.org.br

 


Perdeu os webinários da ABC anteriores? Assista aqui!


 

  • A cientista política Marta Arretche, professora titular do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP), onde dirige o Centro de Estudos da Metrópole, que abordará a desigual distribuição dos custos sociais da pandemia e as políticas que podem ser desenhadas no curto prazo para interferir na extensão do crescimento da extrema pobreza.

 


  • O economista Eustáquio Reis, pesquisador aposentado e ex-diretor do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), que discutirá políticas para a equidade social e a sustentabilidade fiscal tendo em vista enfrentar as consequências da pandemia de covid-19.

 


  • A socióloga Nísia Trindade Lima, presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), onde é pesquisadora titular, abordará as condições sociais de produção da saúde e da doença, considerando as relações sociais que medeiam a relação biológica entre os corpos humanos e os vírus.