pt_BR

De: 1 de outubro de 2018

Até: 5 de outubro de 2018

Local: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) | Belo Horizonte (MG)

De 1 a 5 de outubro de 2018, em Belo Horizonte (MG), a Academia Brasileira de Ciências e a Academia de Ciências da Alemanha-Leopoldina promoveram, em parceria com o INCT-Acqua e o Centro de Pesquisas sobre Água e Meio Ambiente da Universidade de Duisburg-Essen (ZWU), o workshop “Sustainable Water Management in Mining and Post-Mining Landscapes”. A atividade contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e da Escritório Regional para a América Latina e Caribe da Academia Mundial de Ciências (TWAS-Lacrep).

Esta iniciativa se insere no escopo de uma cooperação bilateral desenvolvida pela ABC e Academia Leopoldina que, desde 2014, promove a cada dois anos um simpósio com jovens cientistas, tendo por foco a gestão sustentável dos recursos hídricos. Nesta ocasião, que contou com jovens cientistas do Brasil, da Alemanha, do Canadá, do Chile e do Peru, a temática foi a interface água-mineração, tendo sido abordados três subtópicos: medidas institucionais, medidas de prevenção e restauração, e medidas de controle.

Além dos três dias de atividades na Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais, também foram realizadas uma visita de campo à área do desastre de Mariana (MG) e uma excursão ao Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG).

Um dos principais produtos gerados pelo workshop é um policy paper, produzido pelos jovens cientistas, que é publicado pelas duas Academias e circulado para gestores e formuladores de políticas públicas, agências de fomento e instituições científicas relevantes, com o intuito de ampliar a consciência e o apoio para as questões e tópicos de pesquisa identificados como prioritários. A previsão é que o policy paper seja lançado no primeiro semestre de 2019.

Programa
Perfil dos Participantes
Grupos Temáticos
Logística
Science Policy Report

 

Os participantes da reunião de 2018 do Programa de Águas da Ianas.

A reunião também contou com excursões a regiões próximas a Belo Horizonte, que propiciaram a oportunidade de se observar algumas iniciativas diretamente ligadas aos debates realizados e uma maior integração entre os participantes.