pt_BR

Data: 28 de março de 2018

Local: Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) | São Paulo (SP)

No dia 28 de março, cinco jovens cientistas de destaque de São Paulo foram diplomados Membros Afiliados da ABC. Foram quatro para o período de 2018 a 2022 e um ainda referente ao período de 2017 a 2021. A cerimônia foi realizada no Anfiteatro Leitão da Cunha da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Além da diplomação, apresentaram suas pesquisas os cientistas Ederson Moreira dos Santos (USP, Ciências Matemáticas), Gustavo Martini Dalpian (UFABC, Ciências Físicas), Marcelo Alves da Silva Mori (Unicamp, Ciências Biomédicas), Marcelo Andrade de Lima (Unifesp, Ciências Biológicas) e Thiago Regis Longo Cesar da Paixão (USP, Ciências Químicas).

A cerimônia de diplomação contou com a palestras magnas dos Acadêmicos Luiz Davidovich, Helena Bonciani Nader e Paulo Artaxo.

Ederson Moreira dos Santos (USP, Ciências Matemáticas)
Conferência: Algumas Contribuições na Modelagem de Oscilações de Pontes
Graduou-se com Láurea Acadêmica em Matemática (2003) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e possui doutorado na mesma área (2007) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Realizou estágios de pós-doutoramento na Unicamp (2007-2008 e em 2009), na Universidade de Paris VI (2008-2009) e na Universidade de Roma Sapienza (2014-2015). Obteve a Livre-docência no ano de 2015 pela Universidade de São Paulo (USP). É professor associado do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo em São Carlos e bolsista de produtividade em pesquisa Nível 1D do CNPq. Tem experiência na área de matemática, com ênfase em equações diferenciais parciais.

Gustavo Martini Dalpian (UFABC, Ciências Físicas)
Conferência: Métodos Computacionais para o Design e Descoberta de Novos Materiais
Concluiu seu doutorado em Física em 2003, no Instituto de Física da Universidade de São Paulo, onde estudou as propriedades de superfícies de materiais semicondutores. Por sua tese de doutorado, recebeu menção honrosa no Prêmio SBF de Melhor Tese de Doutoramento de 2004. Fez pós-doutoramento no National Renewable Energy Laboratory e na University of Texas at Austin, nos Estados Unidos, onde desenvolveu pesquisas sobre materiais para energia e nanomateriais. Ingressou na UFABC em 2006, integrando a primeira turma de professores contratados. Coordenou a criação do Programa de Pós-Graduação em Nanociências e Materiais Avançados desta universidade. Foi Vice-Reitor e Pró-Reitor de Pós-Graduação da UFABC. No ano de 2017, atuou como professor visitante na University of Colorado Boulder. Realiza pesquisas em uma ampla interface entre a Física, Química e Ciência de Materiais, utilizando-se de métodos teórico/computacionais para o estudo de superfícies, interfaces e nanoestruturas.

Marcelo Alves da Silva Mori (Unicamp, Ciências Biomédicas)
Conferência: Uma Visão Adipocêntrica do Envelhecimento
Possui graduação em Ciências Biológicas (Modalidade Médica) pela Universidade Federal de São Paulo (2002). Adquiriu título de doutor em Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Paulo (2007), com estágio no instituto Max Delbrück for Molecular Medicine (Berlim, Alemanha). Pós-doutorado pela Joslin Diabetes Center/Harvard Medical School (Boston, EUA). Em 2011, foi contratado pelo Departamento de Biofísica da Universidade Federal de São Paulo para exercer o cargo de Professor Adjunto junto ao Departamento de Biofísica, onde permaneceu até 2016. A partir de então, assumiu cargo de Professor Doutor em Biologia do Envelhecimento no Departamento de Bioquímica e Biologia Tecidual do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, é Chefe desse Departamento. Tem experiência na área de Biologia Molecular com ênfase em Metabolismo, atuando principalmente na investigação dos mecanismos moleculares associados à síndrome metabólica e ao processo de envelhecimento. Seu grupo é pioneiro na caracterização da função de miRNAs no tecido adiposo.

Marcelo Andrade de Lima (Unifesp, Ciências Biológicas)
Conferência: Memórias de um Jovem Cientista
Biólogo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com doutorado em Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente, é Professor Adjunto do Departamento de Bioquímica/Disciplina de Biologia Molecular da Universidade Federal de São Paulo e Pesquisador Honorário do Departamento de Bioquímica da Universidade de Liverpool, Inglaterra. Sua linha de pesquisa tem como foco a elucidação estrutural e conformacional de Glicosaminoglicanos, em especial Heparina e Heparam Sulfato, bem como o entendimento de suas vias biossintéticas. Para tal, utiliza ferramentas de Biologia Celular e Molecular, Matemáticas e Físico-química.

Thiago Regis Longo Cesar da Paixão (USP, Ciências Químicas)
Conferência: Desenvolvimento de Sensores Químicos de Baixo Custo em Papel: uma Alternativa para as Análises Químicas em Campo. Possui graduação, mestrado e doutorado em Química pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é Professor Associado do Instituto de Química da Universidade de São Paulo e coordena o Laboratório de Línguas Eletrônicas e Sensores Químicos sediado na mesma instituição. Sua área de pesquisa está centrada no desenvolvimento de sensores químicos de baixo custo, e arranjos de sensores do tipo língua eletrônica, visando à resolução de problemas analíticos nas áreas ambiental, clínica, forense e alimentícia. Especial interesse está voltado ao desenvolvimento de sensores visando à melhora da qualidade de vida e diagnóstico em países em desenvolvimento.

Membros diplomados: Ederson Moreira dos Santos, Gustavo Martini Dalpian, Oswaldo Luiz Alves, Luiz Davidovich (Presidente da ABC), Marcelo Andrade de Lima, Marcelo Mori e Thiago Paixão.

ABC NACIONAL: SIMPÓSIO E DIPLOMAÇÃO
DE NOVOS MEMBROS AFILIADOS
A diplomação dos cinco jovens pesquisadores eleitos pela Regional SP como membros afiliados da ABC para o período 2018-2022 foi realizada na Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), no dia 28 de março. A plateia, composta por membros da ABC, professores e alunos da Unifesp, familiares dos diplomados e autoridades, ouviu discursos emocionados em defesa da ciência brasileira. Além dos diplomados, também foi eleito Rafael Vasconcelos Ribeiro (Unicamp, Ciências Agrárias), que não pôde comparecer e será diplomado na cerimônia de 2019. Já Gustavo Martini Dalpian (UFABC, Ciências Físicas), eleito em 2017, foi diplomado com o grupo de 2018. A abertura da cerimônia contou com discursos do vice-reitor da Unifesp, Nelson Sass; do pró-reitor adjunto de pesquisa de pós-graduação Ruy Ribeiro de Campos Jr.; do vice-presidente da Regional São Paulo da ABC, Oswaldo Luiz Alves; do presidente da Academia, Luiz Davidovich; e da professora da Unifesp; da presidente de honra da SBPC, a Acadêmica Helena Bonciani Nader; do Acadêmico Paulo Eduardo Artaxo Netto professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) e referência mundial em mudanças climáticas. Os dois últimos proferiram as conferências especiais do evento.

Fonte: Relatório de Atividades 2018 pg 44.