pt_BR

De: 9 de dezembro de 2017

Até: 10 de dezembro de 2017

Local: Guohong Hotel | Pequim (China)

A Academia Brasileira de Ciências (ABC), em parceria com a Academia Chinesa de Ciências e o Comitê pela Erradicação da Pobreza da Rede Global de Academias de Ciências (IAP), promoveu nos dias 9 e 10 de dezembro, em Pequim (China), a Conferência Internacional “Science-Based Solutions for Poverty Eradication and Sustainable Development: Science Academies working together to tackle SDGs 1 and 10”. O encontro, que reuniu representantes de Academias de Ciências das Américas, África, Ásia e Europa, discutiu a utilização da ciência e da inovação tecnológica para a erradicação da pobreza e a redução das desigualdades.

Criado em 2013, o Comitê pela Erradicação da Pobreza da IAP é presidido pela ABC. O grupo tem por objetivo debater estratégias visando engajar as Academias de Ciências do mundo nos esforços em prol da erradicação da pobreza e redução das desigualdades, no âmbito da implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). A primeira reunião do IAP-SPEC aconteceu em Manaus, em 2014. Clique aqui para mais informações.

Os debates que se desenvolveram na conferência em Pequim foram guiados por dois eixos. O primeiro procurou discutir o desafio de “Como pode a ciência contribuir para acabar com a pobreza em todas as suas formas e em todos os lugares” (Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 1) e, o segundo, se debruçou sobre a questão de “Como pode a ciência contribuir para reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles” (Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 10).

Para os representantes das Academias de Ciências presentes no evento, já é evidente que as Academias contribuem de forma efetiva em temáticas relacionadas a vários dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), tais como na atuação em frentes como segurança alimentar e hídrica, saúde, educação, energia, mudanças climáticas, biodiversidade. No entanto, não parece ser tão claro ainda o potencial de contribuição da ciência para o alcance dos objetivos de se acabar com a pobreza (ODS 1) e de se reduzir a desigualdade no mundo (ODS 10).

Ao reconhecer serem estes os objetivos os de maior relevância, tanto do ponto de vista da sustentabilidade do planeta como como do ponto de vista ético, a ABC tem liderado globalmente um esforço de sensibilização das Academias de Ciências. Nesse sentido, a instituição tem convocado as Academias a se envolverem nos processos nacionais de implementação e monitoramento dos ODS. A ABC tem também pedido para que as Academias deem atenção especial aos ODS 1 e 10, que usualmente não estariam no campo de intervenção mais direta das Academias de Ciências do mundo.

A terceira conferência do IAP-SPEC foi realizada no Rio de Janeiro, em março de 2019.

09 de dezembro –What science can do to end poverty in all its forms everywhere

Panel Discussion I: Developing new programs and identifying best policies and strategies to end poverty
Wang Yi (CAS) – Pendente
Ratemo Michieka (Kenya National Academy of Sciences) – Download

Panel Discussion II: Implementing social protection systems and measures covering the poor and the vulnerable
Liu Yansui (CAS) – Pendente
Fernando Filgueira (Uruguay) – Download

Panel Discussion III: Organizing and mobilizing society and resources towards the end of poverty
Li Xiaoyun (CAU) – Pendente
Judith Teichman (Royal Society of Canada) – Download

Key Lecture: Rights to development and poverty reduction: Can science be of any help?
Yousuf Maudarbocus (Mauritius Academy of Science and Technology) – Download


10 de dezembro –What science can do to reduce inequality within and among countries

Panel Discussion IV: Foster equal opportunities and develop programs to empower the poor
Wang Xiaoyi (CASS) – Pendente
Aishah Bidin (Academy of Sciences Malaysia) – Download

Panel Discussion V: Improving Scientific Input to Promote Human Development
Julian May (ASSAf – Standing Committee on Science for the Reduction of Poverty and Inequality) – Download
Peter Fritz (Leopoldina Academy/ IAP-Research Project “Improving Scientific Input to Global Policymaking: Strategies for Attaining the Sustainable Development Goals”) – Download

Key Lecture: Is it possible to reverse the increasing trends of poverty? How Science can help?
Elisa Reis (Brazilian Academy of Sciences) – Download