Nos dias 21 e 22 de agosto, a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Rede InterAmericana de Academias de Ciências (IANAS) e o Escritório Regional para a América Latina e Caribe da Academia Mundial de Ciências (TWAS-Lacrep) realizarão o “Promoting Gender Equity in Science”, uma série de atividades relacionadas à temática de Mulheres na Ciência. Inseridas no contexto da Reunião do Programa de Mulheres para a Ciência de IANAS e da 21ª Conferência de Jovens Cientistas da TWAS-Lacrep, as iniciativas terão lugar no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e no Observatório Nacional (ON), ambos no Rio de Janeiro, que também são apoiadores das atividades.
No dia 21 de agosto, no auditório do ON, acontecerá o simpósio “Meninas na Ciência”. Na ocasião, serão apresentadas experiências desenvolvidas por diversos grupos, de diferentes partes do Brasil, que trabalham com projetos que buscam promover o interesse, a participação e o engajamento de meninas na Ciência e em carreiras científicas. Confira a programação.
Organizada em colaboração com a Coordenação de Educação em Ciências do Museu de Astronomia e Ciências Afins, no final do dia 21, no MAST, terá início a iniciativa “Meninas na Ciência: Aventura no Museu”, que, fechada ao público, consiste em proporcionar a 20 meninas do Colégio Olavo Bilac uma experiência de imersão em ciência. Tudo começará no fim da tarde do dia, com um tour no Bairro Imperial de São Cristóvão, no entorno do campus Museu de Astronomia e Ciências Afins/Observatório Nacional. A recepção no campus será feita com uma atividade de observação do céu noturno, utilizando-se de uma luneta histórica, e uma posterior visita ao prédio histórico do Museu. Ao amanhecer, será realizada uma atividade de observação do sol. O restante da manhã será ocupado com três oficinas: linguagem computacional, circuitos elétricos em materiais recicláveis, e robótica. No fim da manhã, as estudantes serão levadas de volta para o colégio. Veja a agenda.
Por fim, na manhã do dia 22 de agosto, novamente no auditório do Observatório Nacional, será realizado o workshop “Promoting Gender Equity in Science: The View of Young Scientists”. Nesta atividade, jovens cientistas de 13 países das Américas apresentarão suas perspectivas sobre as barreiras de gênero e se/como estas influenciaram suas carreiras. Acesse a programação e veja o perfil dos palestrantes.
SERVIÇO
Promoting Gender Equity in Science | #GenderEquityinScience
Data: 21 e 22 de agosto de 2018
Local: Auditório do Observatório Nacional. Rua Gen. José Cristino, 77. São Cristóvão, Rio de Janeiro – RJ, 20921-400.
Participação: Será emitido certificado aos interessados. Haverá transmissão ao vivo pela Fanpage da ABC.
Evento oficial no Facebook: www.facebook.com/events/506501636461702/
Mais informações: Vitor Vieira | vvieira@abc.org.br | Tel.: (21) 3907.8145Nos dias 21 e 22 de agosto, a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Rede InterAmericana de Academias de Ciências (IANAS) e o Escritório Regional para a América Latina e Caribe da Academia Mundial de Ciências (TWAS-Lacrep) realizaram o “Promoting Gender Equity in Science”, uma série de atividades relacionadas à temática de Mulheres na Ciência. Inseridas no contexto da Reunião do Programa de Mulheres para a Ciência de IANAS e da 21ª Conferência de Jovens Cientistas da TWAS-Lacrep, as iniciativas tiveram lugar no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e no Observatório Nacional (ON), ambos no Rio de Janeiro, que também foram apoiadores das atividades.
No dia 21 de agosto, no auditório do ON, aconteceu o simpósio “Meninas na Ciência”. Na ocasião, foram apresentadas experiências desenvolvidas por diversos grupos, de diferentes partes do Brasil, que trabalham com projetos que buscam promover o interesse, a participação e o engajamento de meninas na Ciência e em carreiras científicas. Confira a programação e o perfil dos conferencistas (com breve descrição dos projetos apresentados).
Organizada em colaboração com a Coordenação de Educação em Ciências do Museu de Astronomia e Ciências Afins, no final do dia 21, no MAST, teve início a iniciativa “Meninas na Ciência: Aventura no Museu”, que, fechada ao público, consiste em proporcionar a 20 meninas do Colégio Olavo Bilac uma experiência de imersão em ciência. Tudo começou no fim da tarde, com um tour no Bairro Imperial de São Cristóvão, no entorno do campus Museu de Astronomia e Ciências Afins/Observatório Nacional. A recepção no campus foi feita com uma atividade de observação do céu noturno, utilizando-se de uma luneta histórica, e uma posterior visita ao prédio histórico do Museu. Ao amanhecer, foi realizada uma atividade de observação do sol. O restante da manhã foi ocupado com três oficinas: linguagem computacional, circuitos elétricos em materiais recicláveis e robótica. No fim da manhã, as estudantes foram levadas de volta para o colégio. Veja a agenda.
Por fim, na manhã do dia 22 de agosto, novamente no auditório do Observatório Nacional, foi realizado o workshop “Promoting Gender Equity in Science: The View of Young Scientists”. Nesta atividade, jovens cientistas de 13 países das Américas apresentaram suas perspectivas sobre as barreiras de gênero e se/como estas influenciaram suas carreiras. Acesse a programação e veja o perfil dos palestrantes.
Carregando…Transmissões ao vivo
Galeria de Fotos