pt_BR

De: 25 de novembro de 2013

Até: 27 de novembro de 2013

A Academia Brasileira de Ciências e a Academia Húngara de Ciências, com apoio da UNESCO, ICSU, EASAC, AAAS e SBPC, foram as organizadoras do WSF 2013, no Rio de Janeiro. O evento foi realizado entre os dias 25 e 27 de novembro, no Hotel Windsor Atlântica, e o tema foi “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável Global“. A atividade foi exclusiva para convidados, mas contou com transmissão ao vivo.

Confira a programação e acesse o perfil dos palestrantes, além de um resumo dos perfis com palavra-chave.

 

Parcerias

Em 2011, foi instituída uma Comissão Executiva Nacional, responsável pela coordenação institucional, aspectos logísticos e programação temática dos Encontros Preparatórios (acesse a aba temática para mais informações), incluindo a definição e planejamento de atividades complementares ou paralelas ao evento principal, que foram realizadas em 2012 e 2013. O Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) liderou a Comissão.

Para a divulgação e cobertura do evento, a ABC firmou parceria com o site SciDev.Net.

 

Histórico

Após a realização do Fórum Mundial de Ciência (WSF, na sigla em inglês), em Budapeste, em 1999, a Academia Húngara de Ciências, junto com a Unesco, o ICSU e o governo da Hungria decidiram organizar, a cada dois anos, uma edição do evento. O objetivo tradicional do encontro é promover um fórum global de diálogo sobre a ciência, seu papel e suas responsabilidades no século 21.

Os temas prioritários são a necessidade de aconselhamento científico na elaboração de projetos econômicos e políticas públicas, assim como a importância da divulgação e popularização da ciência e de seus valores básicos para a sociedade como um todo. O WSF sempre ocorre em datas próximas ao dia 10 de novembro, escolhido pela UNESCO como o Dia Mundial da Ciência a Serviço da Paz e do Desenvolvimento.

A edição de 2009, que celebrava o décimo aniversário da iniciativa, significou, também, o início de uma nova era na história do Fórum Mundial da Ciência. Para distribuir as conquistas deste empreendimento e torná-lo um verdadeiro evento global, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) apresentou uma proposta de mudança da dinâmica do WSF, de forma que este passasse a ser realizado alternadamente na Hungria e em outros países.

A sugestão da ABC foi acolhida pela Academia Húngara de Ciências e, em 2013, o Brasil teve o prazer de receber, no Rio de Janeiro, cerca de 800 cientistas e autoridades ligadas à ciência, tecnologia e inovação, entre os dias 24 e 27 de novembro, para discutir o papel da Ciência para o Desenvolvimento Sustentável Global.

 

Programação
Participantes
Apresentações
Documentos
Notícias

Em função da realização do Fórum Mundial de Ciência 2013 no Rio de Janeiro, pela primeira vez fora da Hungria, sua terra natal, a ABC e o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) estabeleceram parceria com mais dez entidades da área de CT&I para promover Encontros Preparatórios em diversas capitais do país.

As organizações parceiras são:

  • Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)
  • Ministério das Relações Exteriores (MRE)
  • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC)
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
  • Financiadora de Estudos e Projetos (Finep)
  • Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE)
  • Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes)
  • Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti)
  • Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap)
  • Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco-Brasil)

 

1º Encontro Preparatório

O evento foi realizado em São Paulo, na sede da Fapesp, com apresentações dos Acadêmicos Celso Lafer, presidente da Fapesp; Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fapesp; Luiz Davidovich, diretor da ABC; Helena Nader, presidente da SBPC, entre outros. Dentre os temas abordados, foi ressaltada a necessidade de uma ciência original, relevante e competitiva, que incorpore os benefícios do diálogo entre universidades e pesquisa industrial.

Matérias relacionadas:

 

2º Encontro Preparatório

A reunião teve como sede a UFMG, em Belo Horizonte, com organização conjunta da universidade com a Fapemig, a ABC e a SBPC. Estiveram presentes os membros da ABC Elibio Rech, professor da UnB, que falou sobre biotecnologia e engenharia genética aplicada à produção de alimentos, destacando o Brasil como um importante produtor de alimentos; José Galizia Tundisi, presidente do Instituto Nacional de Ecologia, o qual destacou o impacto do crescimento populacional nos recursos hídricos; e José Oswaldo de Siqueira – que lembrou que, embora seja referência em algumas áreas, o Brasil possui grandes lacunas e desafios a vencer, como a tropicalização do trigo, a revitalização do cacau, aquicultura e pesca.

Matérias relacionadas:

 

3º Encontro Preparatório

Sua sede foi o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), em Manaus. Tratando de questões tais como a educação para o desenvolvimento social, econômico e cultural da Região Amazônica, a reunião aconteceu no mês de novembro. Um dos pontos abordados pelos palestrantes foi a necessidade entender essa região para financiá-la de maneira diferenciada, fugindo de certas tendências mundiais que não atendem a seus anseios. A cientista social Ana Carla Bruno, Membro Afiliado da ABC, apontou que há muita discussão sobre a diversidade da flora e fauna, mas que se pensa pouco na diversidade cultural. O vice-presidente da Regional Norte da ABC, Roberto Dall’Agnol, por sua vez, falou sobre a ciência para o uso de recursos naturais tropicais.

Matérias relacionadas:

 

4º Encontro Preparatório

Em dezembro, a cidade de Salvador recebeu o encontro coordenado pelo Acadêmico Jailson Bittencourt. Estiveram presentes na abertura Dora Leal, reitora da UFBA; Roberto Santos, presidente da Academia de Ciências da Bahia; e Roberto Paulo Lopes, presidente da Fapesb. Alguns membros da ABC realizaram palestras, dentre eles Esper Abrão Cavalheiro, que falou sobre a profícua associação entre nanotecnologia, informática, biotecnologia e neurociência, conhecida como convergência tecnológica; Maurício Lima Barreto, que tratou de saúde, energia e sustentabilidade; Manoel Barral Netto, do CNPq, que tratou da questão da produção e cooperação científica do Brasil na área de petróleo e gás; Luiz Drude de Lacerda, que participou de mesa redonda sobre os desafios da bioenergia; e Carlos Alberto Dias, que tratou dos desafios da educação e formação de pessoal para o setor de energia.

Matérias relacionadas: