pt_BR

Data: 27 de agosto de 2021

Local: Zoom da ABC

A 11ª Mentoria da ABC será realizada na última 6a feira de agosto, no dia 27, e o tema será a Escrita Científica de Alto Impacto.

Os apresentadores serão os professores  Gilson Volpato (IGVEC), Simone Sarmento (UFRGS) e Valtencir Zucolotto (USP).

A mediadora será Andreza de Bem, professora do Instituto de Ciências Biológicas da UnB e integrante do grupo representante dos membros afiliados no Conselho Consultivo da ABC.

A coordenação do programa de Mentorias da ABC é de Jaqueline Godoy Mesquita (UnB),  membro afiliado da ABC (2019-22).

  • Gilson Volpato
    PhD em biologia, livre-docente aposentado do Instituto de Biociências da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp). Trabalhou na área de fisiologia comparada e comportamento animal. Integrou pesquisas com cientistas da Inglaterra, Israel, Canadá e Estados Unidos. Dedicou 35 anos ao ensino de ciência e redação científica. É o professor responsável pela disciplina de Redação Científica na Pós-graduação da Faculdade de Medicina da USP/SP. Desde 2017 é sócio fundador do Instituto Gilson Volpato de Educação Científica (IGVEC).
  • Simone Sarmento
    Professora do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde coordena o Programa de Pós Graduação. Foi vice-presidente de Língua Inglesa do programa Inglês sem Fronteiras junto ao Ministério da Educação (MEC). Seus principais interesses de pesquisa são na área de inglês para fins acadêmicos, inglês para fins específicos e linguística de corpus. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq nível 2.
  • Valtencir Zucolotto
    PhD em engenharia de materiais, é professor titular do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo. Na USP-SC, coordena o Instituto de Estudos Avançados, é membro do Conselho Superior da Inova USP, preside a comissão do Portal da Escrita Científica e criou o curso de Pós-Graduação em Técnicas de Escrita Científica em Inglês. Tem experiência nas áreas de nanotecnologia e desenvolvimento e aplicação de nanomateriais em medicina e no agronegócio. É editor da série de livros Nanomedicine and Nanotoxicology (Springer/Nature).

Confira como foi a mentoria:

ATUAÇÃO DA ABCMENTORIAS ABC | 02 de setembro de 2021

11ª Mentoria da ABC teve como tema a Escrita Científica de Alto Impacto

Evento contou com a participação de três pesquisadores especialistas na área, que ofereceram valiosos insights para pesquisadores que queiram aprimorar a escrita de seus artigos