pt_BR

Data: 25 de outubro de 2022

Local: www.abc.org.br/transmissao

A mentoria será realizada no dia 25 de outubro, às 16h (GMT-3), e abordará três aspectos da questão:

  • Panorama geral do fenômeno da desinformação científica relacionada à saúde e meio ambiente, buscando apresentar os elementos sociais, políticos, culturais e tecnológicos aos quais a desinformação científica está relacionada; a ideia é mostrar que não se trata apenas de um problema educacional e nem de presença nas mídias sociais, mas algo mais complexo, que envolve sistemas de crença, mobilizados no ambiente digital.
  • Apresentação das iniciativas mundiais que têm sido conduzidas para o enfrentamento à desinformação, que abrem precedentes para perseguições e criminalização da informação, na mesma medida em que permite uma legitimação de novas autoridades epistêmicas além das já instauradas.
  • Discutir possíveis encaminhamentos, a partir de pesquisas empíricas que têm apresentado evidências para o enfrentamento da desinformação junto à população e apontar avanços necessários para a regulação da informação.

Thaiane Oliveira é membra afiliada da Academia Brasileira de Ciências, eleita para o período 2022-2026 na Regional Rio de Janeiro.

  • Professora do programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF);
  • Coordenadora do Laboratório de Investigação em Ciência, Inovação, Tecnologia e Educação (Cite-Lab) da UFF;
  • Pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-InEAC);
  • Pesquisadora da Cátedra Unesco de Políticas para o Multilinguismo da Unesco.

Confira a gravação completa do evento:

 

Saiba como foi o evento:

MENTORIAS ABCPERFIS AFILIADOS | 27 de outubro de 2022

Mentoria da ABC debate o enfrentamento da desinformação científica

Apresentação da afiliada Thaiane Oliveira abordou pesquisas sobre notícias falsas e provocou um debate sobre como como reestabelecer a confiança da sociedade na ciência.