pt_BR

Data: 20 de junho de 2024

Horário: 11h00

Local: Híbrido. Presencial na sede da Academia Brasileira de Ciências e remoto pelo YouTube da ABC

No dia 20 de junho, às 11h00 (horário de Brasília), a Academia Brasileira de Ciências lançará o livro “Desafios e estratégias na luta contra a desinformação científica”. O evento será híbrido e contará com a participação remota da ministra da Ciência, Tecnologia & Inovação, Luciana Santos, que receberá o primeiro exemplar impresso das mãos da presidente da ABC, Helena Nader, que também estará a Brasília.

O encontro presencial na sede da ABC será conduzido pela membra afiliada Thaiane Oliveira. Participarão virtualmente o vice-presidente da ABC para a Regional São Paulo, Glaucius Oliva, e o vice-presidente para a Regional Sul, Ruben Oliven. Os três são coordenadores do Grupo de Trabalho (GT) sobre Desinformação Científica e participaram ativamente da elaboração do livro.

“Este livro é fruto do Grupo de Trabalho instituído em 2023 pela ABC sobre Desinformação Científica. Chegar até este relatório foi uma jornada desafiadora e esclarecedora, impulsionada pela necessidade urgente de abordar a desinformação científica que permeia nossa sociedade. Ao explorar as diversas facetas desse fenômeno, desde a propagação de teorias da conspiração até a erosão da confiança nas instituições científicas, buscamos oferecer uma visão abrangente e soluções viáveis para enfrentar essa crise. Espero que este trabalho contribua para o fortalecimento do pensamento crítico, da alfabetização científica e da valorização do conhecimento baseado em evidências, essenciais para o avanço da ciência e a proteção da saúde pública. Acreditar na ciência é acreditar no futuro, e é com esse espírito que compartilhamos estas reflexões e recomendações com o público em geral.”, afirmou Glaucius Oliva.

O evento será transmitido pelo canal da ABC no YouTube.

11h00| Prof. Glaucius Oliva (USP-São Carlos), vice-presidente da ABC para a Região SP 

11h10 | Profa. Thaiane Oliveira (UFF), superintendente de Comunicação da Universidade Federal Fluminense

11h20 | Prof. Ruben Oliven (UFRGS), vice-presidente da ABC para a Região Sul

11h25 | Profa. Helena Nader (Unifesp), presidente da Academia Brasileira de Ciências

11h30 | Ministra Luciana Santos (MCTI), do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação

11:40 | Sessão de perguntas, presenciais e on-line

O evento é aberto, gratuito e também será transmitido pelo canal da ABC no YouTube.