Lucielli Savegnago nasceu em Faxinal de Soturno, no Rio Grande do Sul. Com o estímulo de uma irmã farmacêutica, cursou Análises Clínicas na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde cursou mestrado, doutorado e pós-doutorado em Bioquímica Toxicológica.
Hoje Lucielli trabalha no Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), na cidade de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. Atua como docente nos cursos de Farmácia, Fisioterapia e Enfermagem.

A pesquisadora foi premiada no Programa Para Mulheres na Ciência pelo projeto Análise da Diferença de Comportamento entre Camundongos Machos e Fêmeas no Efeito Antidepressivo e Ansiolítico Causado pelo Disseleneto de Difenila. Segundo Lucielli, os últimos dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que 400 milhões de pessoas no mundo sofrem de depressão, das quais, aproximadamente, 15% cometem suicídio. Uma das hipóteses correntes postula que a depressão resulta de uma deficiência de serotonina ou noradrenalina, ou ainda de receptores deficientes.

“O meu projeto é experimental e trata da diferença do efeito antidepressivo entre camundongos, testado em animais machos e fêmeas. Existe uma tendência mundial da mulher a ter mais depressão e ansiedade do que o homem mas ainda não se sabe bem o porquê. Vou fazer o primeiro teste em animais, para testar um composto de selênio, que tem efeitos antidepressivos em ambos os sexos, para que eu possa analisar a diferença entre eles”, explicou Lucielli.

A terapia atualmente disponível para o tratamento da depressão e ansiedade é freqüentemente associada a vários efeitos colaterais e é efetiva em somente 70% dos pacientes. É necessário, portanto, identificar novas alternativas terapêuticas para o tratamento de depressão e de substâncias moduladoras que possam aumentar a eficácia clínica.

Para Lucielli, o programa é uma oportunidade imperdível para levar o nome da Unipampa ao resto do país e de ter reconhecimento por seu trabalho. “Além de ser uma realização pessoal, é uma conquista profissional, principalmente porque estou trabalhando em uma universidade nova. Irei investir o recurso na compra de reagentes e na montagem de um laboratório”, afirmou a pesquisadora para as Notícias da ABC.