A Parceria InterAcademias (IAP, na sigla em inglês) foi criada formalmente na África do Sul, em março de 2016, e passou a reunir três organizações de academias de ciências, medicina e engenharia já existentes – a Rede Global de Academias de Ciências (IAP), o Painel Médico InterAcademias (IAMP) e o Conselho InterAcademias (IAC) –, que passaram a se chamar IAP for Science, IAP for Health e IAP for Policy, respectivamente. A organização conta com cerca de 150 academias membras e está estruturada em quatro redes regionais, que compreendem as Academias de Ciências da África (Nasac), Américas (Ianas) Ásia (Aassa) e Europa (Easac).

Os três braços temáticos existiram até novembro de 2022, quando foram unificados em uma grande estrutura única de academias de ciências, engenharia e medicina. A ABC integrava os comitês executivos da IAP-Health e da IAP-Policy. Com a instauração da nova estrutura de governança, a Academia seguiu representada na liderança da organização com a participação de sua presidente, Helena B. Nader, no Comitê de Assessoramento, na qualidade de copresidente da Rede InterAmericana de Academias de Ciências (Ianas).

Neste cenário, as academias nacionais e regionais trabalham em conjunto para fortalecer o papel da ciência e seus esforços na busca por soluções para os mais desafiadores problemas globais. Em particular, a IAP se aproveita da expertise dos principais cientistas, médicos e engenheiros do mundo para avançar políticas sólidas, melhorar a saúde pública, promover excelência na educação científica e alcançar outros objetivos críticos ao crescimento.

Leia todas as notícias sobre a participação da ABC na IAP.