A Academia Brasileira de Ciências (ABC) vai realizar, no dia 7 de julho, uma mesa-redonda sobre ensino médio no Brasil. O evento, intitulado What Science tells us about STEM Learning?, se insere no escopo de um grupo de trabalho da ABC que reflete sobre “educação STEM” (o termo, que significa “Science, Technology, Engineering and Mathematics”, é compreendido aqui como ensino nas áreas de matemática, química, física, biologia e tecnológicas).
O evento é realizado com o apoio da BG Brasil, membro institucional da ABC. A companhia também dá o suporte para o grupo de trabalho da ABC sobre “educação STEM”.
Esta iniciativa, que também envolve a participação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), tem por objetivo traçar um diagnóstico e formular propostas para o fortalecimento do ensino STEM nas escolas do país. Tais proposições estarão consubstanciadas em um livro, a ser lançado em 2016, em articulação com a celebração do centenário da ABC.
A mesa-redonda contará com a presença de participantes internacionais, especialistas na área de educação:
• Alejandro Maiche, da Universidad de la Republica (Uruguai), abordará o uso de tablets no ambiente escolar;
• Andrew Meltzoff, da Universidade de Washington (Estados Unidos), falará sobre como os estereótipos culturais da “educação STEM” influenciam as crianças;
• David Uttal, da Northwestern University (Estados Unidos), versará sobre por que o raciocínio espacial importa para a “educação STEM”;
• O evento também terá a participação do secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Manuel Palacios da Cunha e Melo, que discorrerá sobre a visão e estratégias do MEC para a área de ensino básico.
Na sequência da mesa-redonda, haverá uma discussão aberta com os integrantes do grupo de trabalho da ABC, entre eles: Luiz Davidovich, Simon Schwartzman, Helena Nader, Vanderlei Bagnato, Marcelo Viana, Débora Foguel, Roberto Lent, Maria Domingues Vargas, Marilia Guimarães, Renato Cotta e Diogenes Campos.
A participação no evento é gratuita!
Para se inscrever, mande um e-mail para coliveira@abc.org.br com seu nome, instituição à qual está vinculado, número de RG ou CPF e contatos.
Obs: o evento será em inglês e não haverá tradução simultânea.
Haverá transmissão ao vivo; para acompanhar, acesse o link transmissao.abc.org.br
Confira a programação completa do evento clicando aqui.
SERVIÇO
Mesa-redonda What Science tells us about STEM Learning?
Data: 7 de julho, das 9h às 13h
Local: Academia Brasileira de Ciências
Rua Anfilófio de Carvalho, 29, 3º andar, Centro – Rio de Janeiro/RJ (próximo ao metrô Cinelândia)