Science20

Fundado em 1999, o G20 é um grupo composto pelas 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia e a União Africana (admitida em 2023). Desde 2008, quando os Chefes de Estado e Governo passaram a se envolver diretamente nas discussões (antes participavam apenas os ministros de finanças e presidentes de bancos centrais dessas nações), a agenda do G20 tem se expandido para além da esfera econômico-financeira. Neste sentido, em 2017, o Science20 (S20) foi criado para atuar como o grupo de engajamento do G20 para a área de ciência e tecnologia.

O Science20 é formado pelas Academias nacionais de ciências dos países do G20 e promove um diálogo oficial entre a comunidade científica e os formuladores de políticas. Análogo ao G20, o S20 possui um secretariado rotativo não permanente e opera como um fórum (e não como uma organização), sendo suas cúpulas realizadas anualmente, geralmente antes da respectiva cúpula do G20.

Ao longo do ciclo anual, os membros do S20 abordam tópicos relevantes e formulam documentos com recomendações específicas e ações implementáveis para o G20. Essas propostas formam a base do comunicado do S20, que é apresentado oficialmente aos líderes do G20 para consideração.

A ABC esteve envolvida no Science20 desde o seu início, participando das seguintes edições:

2017 (Alemanha) – Improving Global Health
2018 (Argentina) – Food and Nutrition Security
2019 (Japão) – Threats to Coastal and Marine Ecosystems
2020 (Arábia Saudita) – Foresight: Science for Navigating Critical Transitions – Sumário Executivo
2021 (Itália) – Pandemic Preparedness and the Role of Science
2022 (Indonésia) – Recover Together, Recover Stronger
2023 (Índia) – Transformative Science for Sustainable Development

G-Science

O G-Science, por sua vez, possui uma atuação semelhante, e muitas vezes conjunta, ao Science20. Embora em um grupo menor, reunindo as Academias nacionais de ciências das nações do G7, além de outras de países relevantes que participam de maneira rotativa (que é o caso da ABC), o G-Science tem o objetivo de desenvolver recomendações de políticas públicas, a serem encaminhadas aos líderes dos países envolvidos. Os temas das recomendações são relacionados a desafios globais, para os quais a contribuição da ciência faz a diferença.

No último ano com participação da ABC (2020), o G-Science lançou quatro declarações (clique nos títulos para acessar):

Clique aqui para acessar todas as declarações emitidas pelo Science20 e pelo G-Science

Leia todas as notícias sobre a participação da ABC no Science20 e no G-Science.