Após a realização do Fórum Mundial de Ciências em Budapeste, em 1999, a Academia de Ciências Húngara, junto com a Unesco, o ICSU e o governo húngaro decidiram organizar, a cada dois anos, uma edição do evento.

O objetivo do evento, tradicionalmente, é promover um fórum global de diálogo sobre a ciência, seu papel e suas responsabilidades no século 21. Os temas proritários são a necessidade de aconselhamento científico na elaboração de projetos econômicos e políticas públicas, assim como a importância da divulgação e popularização da ciência e de seus valores básicos para a sociedade como um todo.

O tema da edição de 2009, que celebrou o décimo aniversário da Conferência Mundial de Ciências, foi Conhecimento e Futuro. As edições são realizadas sempre por volta do dia 10 de novembro, data escolhida pela UNESCO, em 2001, como o Dia Mundial da Ciência ao serviço da Paz e do Desenvolvimento.

Neste encontro de 2009, foi acolhida por parte do presidente da Academia de Ciências Húngara a proposta brasileira de que o Fórum passasse a ser realizado alternadamente entre a Hungria e outros países. O Brasil se ofereceu para receber, então, a primeira edição do evento fora da Hungria, a ser realizada no ano de 2013. A ABC participou do Comitê Executivo do Fórum e teve uma ativa participação no encontro de 2011, cujo tema foi a Mudança do Panorama da Ciência.

Fórum Mundial de Ciência 2013 será no Rio de Janeiro

Em 2011, foi instituída a Comissão Executiva Nacional do Fórum Mundial de Ciência 2013, responsável pela coordenação institucional, aspectos logísticos e programação temática do evento, incluindo a definição e planejamento de atividades complementares ou paralelas ao evento principal, a serem realizadas em 2012 e 2013.

Integram a Comissão representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Academia Brasileira de Ciências (ABC), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), do Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco/Brasil).

Em 2012, estão sendo realizados Encontros Preparatórios para o WSF 2013. Saiba mais em http://fmc.cgee.org.br/. Veja a cobertura do 1o Encontro Preparatório para o WSF 2013, realizado em São Paulo de 29 a 31/8/2012.