A comemoração ocorreu com a Reunião Magna Especial 2016, a Exposição ABC 100 Anos, homenagens de outras instituições e os eventos satélite.

Confira!


JORNAL O GLOBO


MATÉRIAS DA ABC

  • ABC comemora seus 100 anos no Museu do Amanhã
    Em noite histórica do dia 3 de maio, a abertura da Reunião Magna comemorativa do centenário reuniu autoridades, Acadêmicos e parceiros da Academia no auditório do museu recém-inaugurado no Rio de Janeiro.
  • Luiz Davidovich é empossado presidente da ABC 
    Na cerimônia de posse dos novos Acadêmicos realizada na Escola Naval, Jacob Palis, presidente da Academia por nove anos, transmitiu seu cargo ao então diretor da ABC, que apontou que a solução para a crise é o investimento pesado em ciência e tecnologia.
  • Compreendendo o mundo físico pelos padrões matemáticos 
    O físico norte americano Curtis Callan mostrou a importância de encontrar padrões matemáticos para compreender os fenômenos naturais e organizar a profusão de dados da biologia, durante evento comemorativo do centenário da ABC.
  • Saúde global: novos desafios 
    Especialistas falaram sobre os problemas atuais relacionados à saúde global, entre eles o aumento da obesidade, diabetes e outras doenças crônicas e os nascimentos prematuros como principal causa de morte infantil, e apresentaram as novas metas assumidas pelos países com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
  • Qualidade da educação: velho problema, novo panorama 
    A relação com a desigualdade, o baixo interesse dos alunos em se tornarem cientistas e o ensino de ciências baseado na investigação foram alguns dos temas explorados em sessão sobre educação na Reunião Magna 2016 da ABC.
  • Uma nova forma de ensinar 
    Em conferência na Reunião Magna, o biólogo norte-americano Jay Labov mostrou que não basta alguém ser especialista em um tópico para ensiná-lo bem: é preciso ter expertise, também, na atividade de ensino.
  • Agronegócio, sustentabilidade e paz mundial 
    Sessão da Reunião Magna 2016 da ABC sobre segurança alimentar sustentável contou com nomes de peso das ciências agrárias, que traçaram a trajetória que levou o Brasil a ser líder na área e os desafios para o futuro.
  • Portinari, um legado dos brasileiros 
    Reunião Magna comemorativa dos 100 anos da ABC contou com uma apresentação de João Candido Portinari sobre o trabalho de manter viva a vasta obra de seu pai, o pintor que criou os murais “Guerra” e “Paz”, expostos na sede da ONU.
  • Exposição interativa conta a história de 100 anos da ABC  
    A mostra comemorativa ao centenário da ABC, que já passou pelo Rio de Janeiro, Brasília e Porto Seguro, pôde ser visitada na sede da Fapesp, em São Paulo, em novembro. A Fundação também realizou um simpósio em celebração aos 100 anos da Academia.

EVENTOS SATÉLITE E HOMENAGENS AO CENTENÁRIO DA ABC  


LANÇAMENTO DO LIVRO COMEMORATIVO DO CENTENÁRIO DA ABC

1o DE FEVEREIRO DE 2018

  • Ciência no Brasil 100 Anos da ABC
    Acesse o arquivo eletrônico com o  livro do Centenário da ABC, que inclui as comemorações da ocasião, os estudos estratégicos elaborados para a sociedade brasileira, a história da Academia Brasileira de Ciências e destaca como personagens alguns dos grandes cientistas do país.