Excelentíssimo Senador RENAN CALHEIROS
Presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional
Senado Federal
República Federativa do Brasil

Excelentíssimo Presidente,

As Entidades que compõem a Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento Brasileiro – ICTP.Br – fazem suas as inúmeras manifestações de repúdio, mundo afora, aos atos racistas praticados contra o atleta da equipe do Real Madrid, o brasileiro Vinicius Jr., nesse domingo, 21 de maio, em partida válida pela primeira divisão da Liga de Futebol Profissional da Espanha.

Racismo é crime!! Como um país que enfrentou mais de três séculos de um regime social, político e econômico baseado na exploração da mão de obra escrava, predominantemente africana, conscientes que somos das trágicas consequências que herdamos desse longo período cruel e violento em nossa formação, é inadmissível assistirmos às lamentáveis cenas envolvendo um brasileiro, de origem pobre, atualmente uma das principais estrelas mundiais do esporte, ser tratado como alguém inferior, na negação de qualquer sentimento de respeito à dignidade do indivíduo e em clara violação dos direitos humanos.

A Ciência e Educação, antes de mais nada, têm o compromisso com uma sociedade mais justa e solidária. Foram muitos os esforços das mais diversas áreas do conhecimento para que pudéssemos alcançar o atual nível de compreensão dos erros cometidos pela humanidade no passado, lançando luzes sobre o nosso progresso. Por esta razão, nossas Entidades estarão sempre em defesa dos Direitos Humanos, Democracia e Liberdades.

Assim, a ICTP.Br solicita a essa Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Congresso Nacional, que envide esforços para que providências sejam tomadas junto ao Parlamento Europeu e autoridades da Espanha, para que tomem ações práticas e legais a fim de que eventos lamentáveis e criminosos como esse não se repitam.

Nossos votos de estima e consideração.

Brasília, 22 de maio de 2023.

Entidades integrantes da ICTP.Br:

Academia Brasileira de Ciências (ABC); Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes); Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap); Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies); Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif); Conselho Nacional dos Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti); Instituto Brasileiro de Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas & Sustentáveis (Ibrachics); Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).


Acesse a carta no pdf original