A professora da Universidade Federal do Pará (UFPA) Joyce Kelly Rosário da Silva,  membra afiliada da Academia Brasileira de Ciências (ABC) entre os anos de 2017 e 2021,  foi uma das vencedoras do 6º Prêmio Mulheres Brasileiras na Química, oferecida pela Sociedade Americana de Química (ACS, sigla em inglês) e pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ).

Joyce Kelly foi eleita na categoria Líder Emergente. Além dela, Evelin Andrade Manoel, da UFRJ, venceu na categoria Líder Acadêmica e Aline Machado de Castro, da Petrobras, conquistou a categoria Líder na Indústria.

“Este prêmio reconhece as realizações de uma notável jovem cientista e empreendedora em química. Da Silva é professora adjunta de química orgânica do Instituto de Ciências Biológicas da UFPA. Ela estuda química de produtos naturais, com foco na composição química e propriedades biológicas de óleos essenciais da Amazônia, compostos voláteis produzidos por plantas durante interações ecológicas e biologia molecular vegetal”, diz a página oficial da ACS sobre a premiada.