Membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências, eleito para o período 2020-2024, e professor associado III da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o químico Eufrânio N. da Silva Júnior foi eleito fellow da Royal Society of Chemistry (RSC).

Fundada em 1841, a RSC é a maior organização europeia dedicada ao avanço das ciências químicas. O título de fellow da RSC é concedido aos membros que tenham feito contribuições notáveis para o avanço da química. O nome dos eleitos é publicado todos os anos na revista The Times (Londres). As nomeações anuais são limitadas a um grupo selecionado de aproximadamente 50 pesquisadores, que têm direito às letras designadas FRSC após o seu nome. Eufrânio N. da Silva Júnior junta-se à quase 1700 fellows em nível mundial, 5% dos quais são laureados com o Prêmio Nobel.

Eufrânio Júnior iniciou sua carreira como professor universitário na UFMG em 2010 e vem contribuindo para o desenvolvimento de diversas áreas da química. Seus interesses principais são a eletroquímica, organocatálise, catálise homogênea e heterogênea, ativação de ligação C–H, nanocatálise, dentre outros. Além disso, o químico trabalha com projetos multidisciplinares envolvendo síntese orgânica, química medicinal, fotofísica e biologia molecular, entre outras.

Da Silva Junior colabora com pesquisadores brasileiros e integra projetos de pesquisa envolvendo mais de dez países da Ásia, Europa e América. Através da ciência desenvolvida no seu grupo de pesquisa, pode-se destacar uma contribuição direta à formação de diversos profissionais da área, incluindo pesquisadores em nível de pós-doutorado, dezenas de alunos de doutorado, mestrado e iniciação científica. O Acadêmico já publicou mais de 130 trabalhos em revistas de alto fator de impacto, possui fator H = 40, o que o coloca como um dos pesquisadores de maior destaque na comunidade de química orgânica.

Além da ABC e da RSC, Da Silva Junior atua no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Catálise (INCT-Catálise) e na Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Ele recebeu diversos prêmios como o RSC/BMOS Young Investigator, Prêmio Destaque em Pesquisa na categoria Jovem Talento da SBQ e Prêmio CNPq-SBQ-RSC Brazilian Chemistry Certificate of Distinction. Foi professor visitante na Universidade de Göttingen, Alemanha, com financiamento da Capes, tradicional agência de fomento do nosso Ministério da Educação (MEC), e da alemã Fundação Alexander von Humboldt. Em 2022, Eufrânio Júnior foi chair do 18th Brazilian Meeting on Organic Synthesis (18th BMOS), o maior e mais importante evento de síntese orgânica da América Latina.