Afiliado da Academia Brasileira de Ciências no período de 2017 a 2021, o engenheiro elétrico Tiago Roux de Oliveira (UERJ) foi eleito presidente da Sociedade Brasileira de Automática (SBA) e tomou posse no dia 8 de março. A afiliada da ABC 2021-2025 Grace Silva Deaecto (Unicamp) foi eleita secretária de comunicação.

À esquerda, membros da antiga Diretoria da SBA: Valter Leite (Cefet-MG), Patrícia Pena (UFMG), João Manoel Gomes da Silva Júnior (UFRGS), João Carlos dos Santos Basilio (UFRJ). No centro, José Alexandre Diniz (FEEC/Unicamp), o anfitrião. À direita, a Diretoria recém-eleita: Tiago Roux Oliveira (UERJ), José Paulo V. S. Cunha (UERJ), Grace Deaecto (Unicamp), Valéria Arruda (UTFPF), Reinaldo Palhares (UFMG) e Fernando Lizarralde (UFRJ)

Fundada em 5 de junho de 1975, a Sociedade Brasileira de Automática (SBA) é uma sociedade de âmbito nacional, com objetivo de promover a ciência e a tecnologia de controle automático no seu mais amplo sentido, em todos os sistemas, sejam eles físicos, biológicos, sociais, econômicos, no Brasil.

Trata-se do mais importante e amplo foro para pesquisadores, estudantes e profissionais trabalhando nos vários campos de automação e controle. A atuação da SBA tem se dado em áreas como:

  • aplicações a telecomunicações 
  • controle de processos
  • educação em sistemas de controle
  • eletrônica de potência
  • engenharia biomédica
  • informática industrial
  • inteligência artificial e sistemas especialistas
  • robótica
  • sistemas elétricos de potência
  • sistemas nebulosos e redes neuronais
  • teoria de controle

A entidade promove o intercâmbio entre especialistas atuantes na área de automação e controle com seus pares nacionais e internacionais. Tambémdivulga a ciência e a tecnologia de controle automático e suas aplicações, em sentido amplo, através do relacionamento com a International Federation of Automatic Control (IFAC), da qual a SBA é organização membro nacional. A Sociedade organiza, ainda, eventos e publicações de caráter científico, junto às sociedades co-irmãs, assim como exerce atividades em áreas do conhecimento que comportem a pesquisa e o desenvolvimento de teoria ou aplicações de controle automático.

Veja a composição completa da nova diretoria da SBA para a gestão 2023-2025:

Presidente
Tiago Roux de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
 
Vice-Presidente
Reinaldo Martínez PalharesUniversidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Diretor Secretário
José Paulo Vilela Soares da CunhaUniversidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
 
Diretor Tesoureiro
Fernando Cesar Lizarralde, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
 
Secretário de Comunicação
Grace Silva DeaectoUniversidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Membra afiliada da ABC para o período 2021-2025
 
Secretário de Relações Institucionais
Lúcia Valéria Ramos de ArrudaUniversidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)