A engenharia é a arte de combinar conhecimentos técnicos e científicos aplicando para o avanço da sociedade e melhoraria da qualidade de vida das pessoas. No caso da engenheira de materiais Josiane Dantas Viana Barbosa, essa combinação fica evidente. Sem familiares cientistas para se espelhar e numa carreira bastante voltada para fora da academia, talvez o caminho natural de Josiane não fosse o da ciência, mas a curiosidade e a paixão pelo conhecimento falaram mais alto, e agora fazem dela membra afiliada da Academia Brasileira de Ciências. Nascida em Campina Grande, no estado da Paraíba, Josiane Dantas é filha de um técnico em eletrônica com uma secretária de empresa de construção civil, e tem dois irmãos caçulas que também se tornaram engenheiros, e se casou também com um engenheiro. Apesar de a carreira parecer correr nas veias, na escola ela se interessava mesmo pelas aulas de educação física. “Praticava vôlei e handball e cheguei até a ganhar medalhas em campeonatos e jogar em clubes da cidade. Fui da seleção de vôlei da Paraíba que foi campeã nos Jogos da Juventude”, conta orgulhosa.

Mas Josiane não era de deixar os estudos de lado, e o interesse por matemática no ensino médio a fez ter certeza de que gostaria de cursar engenharia. “No ensino médio sempre tive participação ativa nas semanas científicas, aulas experimentais e feira de ciências, e isso me ajudou muito na hora de escolher”, contou. Quando prestou vestibular, estavam surgindo novos cursos na área, como o de engenharia de materiais, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), pelo qual optou.

Foi na graduação que passou a se interessar pela parte acadêmica da engenharia. Desde o primeiro período se envolveu de forma voluntária com a iniciação científica, passando a ser remunerada com bolsa no segundo ano de faculdade. Ela conta que a interação com alunos de pós-graduação despertou seu viés científico. “Foram anos extremamente proveitosos e intensos”, lembra.

O mestrado e o doutorado acabaram vindo naturalmente, como uma extensão de suas pesquisas em ciência dos materiais. “Pouco depois de me formar consegui emprego no Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (Cimatec) do Senai, que me ajudou muito a desenvolver a parte experimental da minha pós-graduação. Foi quando comecei a ter de conciliar trabalho e estudos”, relatou Josiane.

Após esse período, a nova Acadêmica foi para a Califórnia fazer pós-graduação em nanotecnologia e materiais bioinspirados pela Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD). Atualmente, é diretora do Instituto Senai de Inovação em Sistema Avançados de Saúde e foca suas pesquisas no desenvolvimento de bioimpressões e eletrofiações que servem de base para o transporte de medicamentos e células no tratamento de diversas enfermidades. “A ciência me encanta pela possibilidade de propor soluções para os problemas mais diversos. Nunca imaginei que com uma técnica de impressão pudéssemos enfrentar desafios da saúde”, avaliou a Acadêmica. Josiane Dantas resumiu em uma palavra o sentimento de ingressar como membro afiliada na ABC: felicidade. “Feliz pela oportunidade de estar entre tantos cientistas reconhecidos e tantas pessoas que me inspiram. Feliz por poder fortalecer parcerias e fazer sempre do Brasil um país melhor” declarou, pretendendo trazer para o debate toda sua experiência de anos pesquisando em parceria com a indústria. Fora do trabalho, a nova Acadêmica está sempre descobrindo novas maneiras de se divertir com a família e amigos. “Aproveito a vida de muitas formas: fazendo ciência, buscando desafios, formando pessoas, tomando muitos cafés e vinho, viajando, fazendo churrasco e vivendo a vida com meu marido e com meus filhos. Me aventuro um pouco na cozinha e, principalmente, nas sobremesas. Busco sempre oportunidades para termos momentos inesquecíveis”.