Os cientistas Hugo Kern, Mariangela Hungria e Marco Antônio Nogueira

No dia 25/11, a diretora da ABC Mariangela Hungria foi uma das participantes da live organizada pela Embrapa Soja para divulgar resultados de uma pesquisa de mais de dez anos sobre a inoculação do milho com a bactéria Azospirillum brasilense. Além de Hungria, participaram os outros pesquisadores da Embrapa Soja: Hugo Kern e Marco Antônio Nogueira.

Os cientistas apresentaram as recentes conclusões desse longo estudo, que constatou que a inserção da bactéria Azospirillum brasilense (estirpes Ab-V5 e Ab-V6) em sementes de milho permite a redução de 25% do uso de nitrogênio usado nos cultivos do cereal, considerando a dose de 90 kg por hectare, sem afetar a produção. O uso destes bioinsumos capazes de substituir parcial ou totalmente os fertilizantes químicos surge como uma nova estratégia para o Brasil, que importa a maior parte destes produtos.

Os benefícios desses recursos não param por aí: após 30 ensaios em campo, foi possível concluir também que os insumos estimulam o crescimento da produção através de diversos processos, como o aumento da disponibilidade de nutrientes como fósforo e potássio. Esses fatores, quando combinados, tornam possível que haja um incremento médio de até 3,1% na produtividade de grãos. Segundo Hungria, todos os experimentos realizados confirmam esses benefícios, em diferentes níveis de rendimento, tipos de solo e condições climáticas.

Além de colaborar com o agronegócio, a substituição dos fertilizantes pelos bioinsumos traz benefícios para o meio ambiente, proporcionando uma redução importante na emissão de gases de efeito estufa. “Cada vez mais, o mundo volta os olhares para as questões do meio ambiente, das mudanças climáticas. Precisamos destacar que boas práticas agrícolas conseguem colaborar para essa questão”, defendeu Nogueira. “Nosso projeto tem como missão pensar em uma agricultura mais sustentável.”

Os pesquisadores destacaram a importância da atenção às práticas corretas de uso da tecnologia inovadora, que envolve cuidados desde a compra até a aplicação no campo (dosagem, cuidados, condições adequadas para o crescimento dos grãos). Hungria explicou: “É necessário seguir as recomendações do fabricante para cada tipo de cultura. É uma tecnologia fantástica, mas precisa ser usada adequadamente.”

Assista à gravação do evento.