A 5ª Reunião do Subcomitê de Ciência, Tecnologia e Inovação da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban) foi realizada, por videoconferência, em 4 de novembro de 2021. A delegação chinesa foi liderada pelo ministro da Ciência e Tecnologia da República Popular da China, Wang Zhigang, sendo a delegação brasileira chefiada pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil, Marcos Pontes. A vice-presidente da ABC, Helena B. Nader, integrou a delegação, sendo acompanhada na reunião pelo secretário-executivo de Relações Internacionais da ABC, Marcos Cortesão.

A reunião foi aberta por falas dos dois ministros, seguidas por intervenções do embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, e do embaixador do Brasil na China, Paulo Estivallet de Mesquita. Tanto o lado chinês como o brasileiro sinalizaram o interesse de fortalecer a coordenação e a comunicação intergovernamentais, visando ampliar e aprofundar a cooperação em CTI para contribuir para o progresso científico e tecnológico dos dois países e do mundo.

Em seguida, o conselheiro especial de Assuntos Internacionais do MCTI, Bernardo Sylvio Milano Netto, e Xie Min, diretor geral do Departamento de Política, Regulação e Sistema de Inovação do ministério chinês, apresentaram uma visão panorâmica dos sistemas nacionais de CTI dos dois países.

Pesquisadores do Brasil e da China relataram, então, iniciativas de cooperação bilateral em curso. Foram  abordados o Programa de Intercâmbio de Jovens Cientistas China-Brasil e a cooperação entre as academias de ciências dos dois países. Também foram citadas outras cooperaçoes ativas: em ciência agrícola, em parques científicos e tecnológicos, em energia limpa e mudança climática, em pesquisa científica relacionada à COVID-19, em pesquisa e controle de doenças infecciosas. Houve uma apresentação sobre o papel de Macau na cooperação científica e tecnológica Brasil-China e outra sobre cooperação científica e tecnológica local.

Em sua apresentação, Helena B. Nader apresentou as áreas de cooperação abarcadas pelo Memorando de Entendimento assinado entre as academias brasileira e chinesa. Nader relatou uma série de reuniões institucionais já realizadas, envolvendo representantes da ABC e dignitários do governo chinês para discutir potenciais colaborações, destacou os workshops realizados até o momento no Brasil e na China, assim como ressaltou a exitosa experiência de intercâmbio de pesquisadores. Mesmo com a eclosão da pandemia e a consequente suspensão das atividades presenciais, a cooperação não ficou paralisada. Entre outras atividades, as Academias organizaram um workshop bilateral sobre pesquisa relacionada à COVID-19, realizado em setembro de 2020.

Ao final da reunião, as partes manifestaram o interesse em intensificar a colaboração entre os dois países, fortalecendo iniciativas que apoiem a mobilidade científica, apoiando projetos conjuntos de pesquisa e estimulando a cooperação entre universidades e institutos de pesquisa.