O membro titular da Academia Brasileira de Ciências Artur Ávila foi eleito pela revista Veja Rio como Personalidade do Rio em Ciência. O matemático de 42 anos é pesquisador do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Ávila é especialista em sistemas dinâmicos de alta complexidade e um expoente internacional na área.

Confira o trecho sobre Artur Ávila na matéria da Veja Rio:

Ciência – Artur Avila 

Ele foi o primeiro brasileiro a gravar seu nome entre os pesos-pesados da matemática ao conquistar a Medalha Fields, prêmio que equivale em prestígio a um Nobel. A honraria, que lhe foi concedida em 2014, quando tinha 35 anos, não apenas alçou o carioca Artur Avila ao panteão dos melhores do planeta, como enfatizou para o mundo a excelência do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, o Impa, baseado no Rio, onde ele se projetou. Ao ser pinçado em meio a outros geniozinhos dos cálculos, Avila também ajudou a despertar o interesse pela disciplina normalmente tão temida por crianças e jovens.

Depois da medalha, ele chegou a rodar várias escolas Brasil afora, onde lhe pediam fotos e autógrafos, como costuma acontecer com artistas e atletas. Pois o esporte de Artur é outro. “A escola acaba ensinando descobertas de muitos séculos atrás, quando a matemática é uma área viva, que evolui o tempo todo”, diz o pesquisador, hoje com 42 anos. 

Avila já gostava dos números no colégio, mas lhe faltava a percepção de que a matéria poderia se tornar uma opção de carreira, como a economia. “A participação nas olimpíadas da área me levou a conhecer o Impa e a desbravar esse mundo”, recorda Avila, que ainda no ensino médio concluiu o mestrado no Instituto e, aos 21, finalizou o doutorado, enquanto ainda cursava a graduação na Universidade Federal do Rio de Janeiro, para obter o obrigatório diploma.

Acabou decidindo se aprofundar em uma especialidade de alta complexidade: sistemas dinâmicos, que, em linguagem leiga e ligeira, busca descobrir padrões em fenômenos, à primeira vista, completamente fortuitos, encontrando ordem no caos. Avila está aí para provar que, ao menos na matemática, nada é aleatório.

Leia a matéria na íntegra no site da Veja Rio.