A renomada editora científica Nature divulgou, no último dia 14, os finalistas ao Prêmio Mulheres Inspiradoras na Ciência. O Movimento Parent in Science é o único representante da América Latina entre os finalistas da categoria de organizações. As Acadêmicas Fernanda WerneckAdriana Neumann e e o Acadêmico Felipe Ricachenevsky fazem parte do projeto.

O objetivo do prêmio, em parceria com a The Estée Lauder Companies, é celebrar e apoiar as conquistas das mulheres na ciência, assim como de todos aqueles que trabalham para incentivar meninas e mulheres a permanecerem na carreira científica em todo o mundo. O resultado final será divulgado em outubro de 2021.

O Parent in Science foi fundado em 2016, por Fernanda Stanisçuaski, pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mãe de dois filhos na época. O Movimento foi criado para dar apoio às mães que enfrentam barreiras enquanto profissionais da ciência e para promover mudanças institucionais para garantir que elas não precisem escolher entre a maternidade e a carreira na ciência. Originalmente, o grupo foi formado por sete cientistas. Com o passar do tempo, o grupo se expandiu e hoje são um grupo de 90 cientistas (mães e pais) de 53 diferentes instituições brasileiras, dedicando seu tempo para promover mudanças sistêmicas nas instituições de ensino, agências de fomento e outras organizações públicas.

Leia a reportagem feita pela ABC em maio de 2021 e saiba mais sobre o projeto e suas recentes ações. 

Siga o Parent In Science nas redes sociais.