A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), cujo novo vice-presidente é o Acadêmico Paulo Artaxo, abriu hoje (1 de setembro) as indicações para a 3ª edição do Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher. A premiação busca homenagear mulheres cientistas de instituições nacionais que tenham notórias contribuições para o avanço da ciência brasileira. Serão três vencedoras, de cada uma das grandes áreas do conhecimento: Humanidades; Biológicas e Saúde; e Engenharias, Exatas e Ciências da Terra.

O Prêmio Carolina Bori carrega o nome da primeira mulher presidente da SBPC e visa prestigiar todas as mulheres que foram protagonistas na história da Sociedade e da ciência nacional. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 11 de fevereiro, Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, instituído pela Unesco. A princípio o evento será virtual, porém se as condições de segurança sanitária forem reestabelecidas, ocorrerá no Salão Nobre do Centro Universitário Maria Antonia da USP, em São Paulo.

As indicações podem ser feitas através das Sociedades Científicas Afiliadas à SBPC até o dia 31 de outubro. As submissões devem conter (I) uma pequena biografia da candidata (até 500 caracteres, com espaços), (II) currículo Lattes atualizado e (III) carta de recomendação justificando a indicação (até 2000 caracteres, com espaços), a serem enviadas para o e-mail premiocarolinabori@sbpcnet.org.br.

As vencedoras serão anunciadas no dia 20 de janeiro.

Confira o edital da premiação.