Webinários da ABC, Ed.44
O LEGADO DE OSWALDO LUIZ ALVES PARA A QUÍMICA E A NANOTECNOLOGIA
Dia 31 de agosto, 3ª feira, 16h (GMT-3)

O químico Oswaldo Luiz Alves faleceu extemporaneamente em 10 de julho de 2021. Foi um cientista mundialmente reconhecido por suas pesquisas inovadoras na química do estado sólido e em nanotecnologia, realizadas na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Era vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) para a Região São Paulo e ativo membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Sua liderança na Sociedade Brasileira de Química foi marcante. Viveu com grande intensidade a ciência, desenvolvendo uma personalidade rica e complexa, capaz de resistir a qualquer abalo e de superar imensas dificuldades.

Saiba mais sobre sua ciência e suas iniciativas com os convidados da ABC:

Aldo Zarbin, Maria Vargas, Fernando Galembeck e Jailson Bittencourt de Andrade

 

Aldo Zarbin
Membro titular da ABC. Professor titular do Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde é líder do Grupo de Química de Materiais (GQM). Suas pesquisas envolvem a preparação de diferentes materiais em escala nanométrica. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Química (2016-2018). É fellow da Royal Society of Chemistry (RSC).

Maria Vargas
Membro titular da ABC. Professora titular da Universidade Federal Fluminense (UFF) no Departamento de Química Inorgânica. Desenvolve pesquisas na área de química bioinorgânica de compostos organometálicos. Dedica-se também à divulgação do tema da Ética na Pesquisa e milita no Grupo de Trabalho Mulheres na Ciência da UFF. Participa do júri do Programa Para Mulheres na Ciência L’Oréal-Unesco-ABC e do comitê de seleção do Programa International Rising Talents da L’Oréal-Unesco desde 2014.

Fernando Galembeck
Membro titular da ABC. Professor titular aposentado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 2011, quando passou a atuar como professor colaborador. Dirigiu o Laboratório Nacional de Nanotecnologia do CNPEM (2011-15), onde atuou no aproveitamento e agregação de valor a resíduos do agronegócio. Tem 36 patentes, traduzidas em oito produtos industriais. Atua como consultor no desenvolvimento de produtos e processos em empresas de vários setores industriais e de institutos de pesquisa, no Brasil e exterior.

Os moderadores serão o presidente da ABC, Luiz Davidovich, e o vice-presidente da ABC para a Região Nordeste e Espírito Santo, Jailson Bittencourt de Andrade.


INSCREVA-SE AQUI!

ASSISTA EM WWW.ABC.ORG.BR/TRANSMISSAO