O Ministério das Relações Exteriores (MRE) compilou relatórios de 16 embaixadas brasileiras sobre políticas para o desenvolvimento de tecnologias quânticas. O documento analisa as estratégias empregadas por cada um dos países selecionados, e constitui um importante parâmetro para balizar os esforços brasileiros nessa área, oferecendo um panorama do “estado da arte” internacional.

As localidades escolhidas foram: Alemanha, Austrália, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Índia, Israel, Japão, França, Países Baixos, Reino Unido, Rússia, Singapura, Taiwan e União Europeia. Cada um dos entes foi analisado separadamente, com vistas a identificar iniciativas públicas e privadas, linhas de pesquisa, instituições e empresas envolvidas, investimentos realizados e programados, políticas públicas e estratégias nacionais no desenvolvimento de pesquisas quânticas.

O compilado é também um bom exemplo de como a atuação da diplomacia brasileira pode contribuir com o progresso da ciência no país, trazendo práticas de desenvolvimento tecnológico internacional para aplicação em nível nacional.

Leia a íntegra do documento aqui.