O canal de entrevistas da Universidade Federal do Pará (UFPA) disponibilizou esta semana a primeira parte da entrevista com o Prof. Sérgio Mascarenhas, realizada em 9/12/2020. O bate-papo ocorreu de forma virtual por meio da plataforma Google Meets.

Sérgio Mascarenhas de Oliveira foi um cientista de referência na área da física-química. Foi professor visitante nas Universidades de Princeton, Harvard, MIT (EUA), entre outras instituições de ensino superior em países como Japão, México, Reino Unido, Itália. Durante sua brilhante jornada, Mascarenhas fundou e dirigiu diversas instituições para desenvolvimento científico, entre elas o Centro Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento de Instrumentação Agropecuária em São Carlos (Embrapa Instrumentação) e a Fundação de Pesquisas Adib Jatene (Instituto Cardiologia Dante Pazzanese – SP). Cooperou também na fundação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), hoje a 12ª melhor universidade brasileira, e foi fundamental na transformação do campus da USP em São Carlos em um dos grandes centros de pesquisa do Brasil na área de física do estado sólido. Sua excelência na área científica foi reconhecida com inúmeras premiações e títulos, como Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico e Doutor “honoris causa” pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Diagnosticado com hidrocefalia em 2006, Mascarenhas recusou-se a fazer o invasivo tratamento que existia na época – perfurar uma parte do crânio para a instalação de um sensor, que monitoraria a pressão intracraniana. Em parceria com seus orientandos, o Acadêmico desenvolveu um aparelho relativamente simples, que torna possível aferir a pressão intracraniana de forma não invasiva – mais um feito brilhante de sua carreira. Mascarenhas morreu aos 93 anos, em 31 de maio de 2021.

Na conversa, o cientista falou sobre sua formação no Rio de Janeiro e a escolha pela física. Ao longo da entrevista, ele compartilhou lembranças de sua mudança para o interior do estado de São Paulo e da criação do Instituto de Física e Química da Universidade de São Paulo, na cidade de São Carlos (IFQSC/USP). Entre outros tópicos, compartilhou sua experiência no exterior e a importância do intercâmbio internacional.

Mascarenhas deixou um recado para o também membro titular da ABC Sergio Machado Rezende, a quem ele atribuiu o título de “melhor ministro que o Brasil já teve em toda a sua história”: “Sérgio, você é um modelo! Não apenas de inovação em tudo o que você fez, mas um modelo de política científica e de desenvolvimento. Você é um cientista preocupado socialmente com o atraso, com a pobreza, com a economia. E o único caminho para solucionar esses problemas é o da ciência, inovação, tecnologia e da educação.”

“Eu sonhando em criar ciência no Brasil.  Foi uma época linda das nossas vidas. Sem intercâmbio internacional, isso é difícil.”

“O Brasil é um ‘continente’, e a  ciência brasileira não pode ficar restrita a Rio e São Paulo e, com isso, perdemos muita gente criativa. O cientista brasileiro, além de uma criatividade tremenda, também é muito admirável.”