É com grande pesar que a Diretoria da Academia Brasileira de Ciências comunica o falecimento do Professor Clovis Caesar Gonzaga. O Acadêmico, membro titular da ABC desde 1996, morreu no dia 13/8, em decorrência de um câncer no pulmão. O matemático era reconhecido como um dos maiores especialistas do mundo em otimização contínua.

Filho de um advogado e de uma professora secundarista, Clovis Caesar Gonzaga nasceu em Santa Catarina em 6/9/1944. Aos 19 anos, se mudou para São José dos Campos (SP) para cursar engenharia eletrônica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), onde presenciou o assalto da ditadura militar à liberdade de pensamento e de expressão.
Em 1968, ingressou na Coppe-UFRJ, onde concluiu sua pós-graduação e, posteriormente, tornou-se como professor. O Acadêmico participou do processo de formação da Coppe, quando um grupo de jovens entusiastas trabalhava sob a influência do vibrante pioneirismo de Alberto L. Coimbra, posteriormente perseguido e demitido pela ditadura. Realizou um pós-doutorado com E. Polak na Universidade da Califórnia em Berkeley em 1976, trabalhando em otimização semi-infinita.

De volta à Berkeley em 1985, desta vez como professor visitante, Gonzaga se deparou com o resultado revolucionário de Narendra Karmarkar na área de otimização: um algoritmo de baixa complexidade para programação linear. Dois anos depois, o cientista desenvolveu um novo algoritmo com complexidade inferior à de Karmarkar, resultado que até hoje não foi superado. Nos anos seguintes, o Acadêmico explorou métodos de pontos interiores para programação matemática, disciplina que teve um crescimento explosivo após o resultado de Karmarkar. Atuou como professor visitante em várias instituições, incluindo a Universidade Técnica de Delft na Holanda, a Universidade Paris I/Sorbonne e o INRIA em Paris.

Em 1995, Gonzaga deixou o Rio de Janeiro e retornou para a Universidade Federal de Santa Catarina, onde permaneceu lecionando até sua aposentadoria. Homenageado com várias premiações ao longo de sua carreira, suas honrarias de maior destaque são o título de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, recebido em 2002, e a promoção a Grã-Cruz, insígnia mais alta da Ordem, em 2010.

A ABC lamenta profundamente a perda deste grande cientista e apresenta suas condolências aos familiares e amigos.