Na sexta-feira, dia 6 de agosto, a Diretoria da Academia Brasileira de Ciências elegeu em reunião virtual o Acadêmico Glaucius Oliva como o novo vice-presidente Regional da ABC para a Região São Paulo.

O cargo estava vago desde 11 de julho último, com o falecimento do Prof. Oswaldo Luiz Alves.

O mandato do Prof. Oliva, bem como de todos os membros desta Diretoria, segue até maio de 2022.

Sobre o novo membro da Diretoria da ABC

Glaucius Oliva é professor titular do Instituto de Física da Universidade de São Paulo em São Carlos (IFSC-USP). É coordenador do Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CIBFar/Cepid) da Fapesp. 

Doutorado em cristalografia de proteínas pela Universidade de Londres (1988), seus principais interesses de pesquisa estão centrados em biologia estrutural e química medicinal aplicados ao planejamento e desenvolvimento de novos fármacos, com particular ênfase em doenças infecciosas endêmicas brasileiras. Hoje lidera uma equipe de pesquisas com composição multidisciplinar de físicos, biólogos e químicos. Também tem liderado projetos em colaboração com empresas farmacêuticas nacionais.

Foi diretor (2010) e presidente (2011-2015) do Conselho Nacional e Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), bem como fundador e membro do governing board do Conselho Global de Pesquisas (GRC, na sigla em inglês).

É presidente do Conselho de Administração do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), ocupando a cadeira que foi do Acadêmico Evando Mirra e que é destinada à ABC neste Conselho. É Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, membro da TWAS (The World Academy of Sciences for the advancement of science in developing countries) e fellow do Birkbeck College da Universidade de Londres.