Nos próximos sábados, dias 14 e 28 de agosto de 2021, a Academia Nacional de Medicina (ANM) será sede de simpósio sobre inovações tecnológicas e aplicação industrial em oftalmologia.

O evento é organizado pelos Acadêmicos Rubens Belfort Jr, presidente da ANM e membro titular da Academia Brasileira de Ciências; e Oswaldo Moura Brasil (ANM); Acácio Alves Souza Lima Filho, presidente da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil (ABCF) e Paulo Schor, também acadêmico da ABCF; e pelos membros do Programa de Jovens Lideranças Médicas da ANM, Caio Regatieri e Eduardo Novais, ambos da Unifesp.

No dia 14/8, palestras sobre o desenvolvimento de novos fármacos, incluindo discussões sobre pipeline; personalização do tratamento em bioinformática; e evolução da bancada para a indústria.

O futuro da cirurgia em oftalmologia com o uso da robótica e novos aparelhos serão temas de outra mesa virtual, que debaterá as promessas passadas e as novas tecnologias em cirurgia robótica. O desenvolvimento de instrumentos para a cirurgia e ajustes de algoritmos para as tecnologias existentes também estarão na pauta de discussões. A temática sobre os tratamentos que podem mudar a vida dos pacientes será ainda um dos assuntos que abordará o desenvolvimento de novas lentes intraoculares, tratamento cirúrgico e o uso de colírio para presbiopia, também conhecida como vista cansada. E por fim, nesse dia, haverá discussões sobre a transformação digital na saúde e a incorporação de inovação no campo da oftalmologia.

No sábado seguinte (28/8), as temáticas envolverão discussões sobre os impactos psicológicos em pacientes com baixa visão e cegueira e a abordagem do paciente diante do luto pela perda de visão.

Durante esse mesmo dia, o evento ainda abordará o uso de células tronco no tratamento de alterações oftalmológicas, desde a fase experimental, passando pela atuação da indústria, até o papel da Anvisa. Terapia gênica em oftalmologia e o uso da inteligência artificial serão outros assuntos comentados pelos convidados nacionais e internacionais.

O evento é gratuito e acontecerá, das 8:00 ao meio dia, nos canais da Academia Nacional de Medicina: Zoom/anmbr ou  Facebook Live/acadnacmed.

Mais informações em https://www.anm.org.br/inovacao-tecnologica-e-aplicacao-industrial-em-oftalmologia/.


Serviço:
Inovação Tecnológica e Aplicação Industrial em Oftalmologia
Dias 14 e 28 de agosto de 2021
Horário: das 8:00 ao meio dia
Live: Zoom/anmbr ou Facebook/acadnacmed
Inscrições gratuitas