Leia mensagem de apresentação do Relatório de Atividades da Academia Brasileira de Ciências (ABC)  2020:

2020 foi um ano de desafios. Uma pandemia viral de dimensões planetárias derrubou todos os planos que fizemos para o ano. A velocidade de disseminação do vírus e sua alta taxa de letalidade fez com que a preocupação número um do mundo fosse salvar vidas. Neste sentido, a comunidade científica brasileira assumiu a missão de liderança, buscando de imediato conhecer a doença e a sua forma de propagação. A ABC, através de Acadêmicos de diversas áreas do conhecimento, participou de grupos de trabalho no Brasil e no mundo, promoveu palestras e se manifestou publicamente, levando o conhecimento científico de excelência para uma sociedade assolada por notícias falsas e malversação da ciência.

No decorrer do ano, as atividades, sempre executadas em ambiente virtual, cresceram e se multiplicaram, na maioria das vezes com foco no combate à COVID-19. As reuniões de trabalho relacionadas a iniciativas internacionais aconteceram em grande número. No âmbito nacional, a ABC mostrou protagonismo na orientação da população, incrementando suas ações de divulgação científica.

O valor da vida humana, depreciado por líderes nacionais de alguns países, se tornou uma bandeira. A ABC entendeu que apenas a união com outras entidades representativas da sociedade poderia ser forte o bastante para enfrentar o que estava por vir: a luta pela preservação da vida humana, pela sobrevivência da população brasileira.

Foram parceiros da ABC as principais redes de academias do mundo e os maiores centros científicos de todo o planeta. Em nível nacional, foram parceiros, entre outros, a Academia Nacional de Medicina (ANM), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Comissão de Direitos Humanos Paulo Evaristo Arns, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e as diversas entidades, além da ABC e da SBPC, que fazem parte da Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.Br).

No âmbito político, a ABC, em conjunto com outras instituições de ciência, tecnologia e inovação, alcançou um importante objetivo em 2020: a transformação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) em um fundo financeiro, de modo a protegê-lo dos famigerados contingenciamentos econômicos dos governos. A atuação da ICTP.Br foi fundamental, promovendo a interação da comunidade científica com o Congresso Nacional e impedindo que o FNDCT fosse extinto.

2020 foi um ano de luta, em todo o mundo. E a ABC contribuiu da melhor forma que pôde para que a ciência alcançasse algumas vitórias.

E aqui estamos, de pé e em ação, em união, enfrentando 2021 de cabeça erguida, com foco nos mesmos objetivos, agora em outras etapas. Seguimos juntos!

Acesse o Relatório na íntegra!