Leia carta enviada pelo presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, ao presidente da ABC, Luiz Davidovich, em resposta à mensagem enviada em 24 de junho:

São Paulo, 23 de julho de 2021.
SBPC-078/Dir
Prof. LUIZ DAVIDOVICH
Presidente
Academia Brasileira de Ciências (ABC)

Caro amigo,

Em nome da diretoria da SBPC que hoje conclui sua gestão, e em meu nome, agradeço imensamente, e muito comovido, a carta que nos enviou no dia 24 de junho. Respondo-a só agora porque queria que a última carta a assinar, em meu mandato, fosse agradável e esperançada como esta. E que não fosse como tantas outras que assinamos juntos, nos últimos tempos, nas tentativas frequentemente não exitosas de determos o desmonte orquestrado que nos assola, em particular na área da ciência.

Fiquei igualmente muito feliz por tê-lo lado a lado nas várias e diversificadas batalhas que enfrentamos. A sua competência, a sua dedicação e o seu companheirismo foram decisivos para que nossas entidades atuassem em uníssono e fizéssemos um bom combate.

Vindo de você e da ABC, esta carta nos enche de satisfação e orgulho, mesmo que o seu lugar de fala seja de um amigo e ela provenha de uma instituição parceira todo o tempo da SBPC e com propósitos similares para o desenvolvimento da ciência em nosso país.

Que ABC e SBPC continuem atuando articuladamente, dentro de suas especificidades, em prol da ciência, da educação, da melhoria das condições de vida dos brasileiros e da democracia no Brasil

Abraço fraterno,

ILDEU DE CASTRO MOREIRA
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)