5º Simpósio Científico de Membros Afiliados da ABC 
CIÊNCIAS MATEMÁTICAS
3ª f, 13 de julho, às 16h (GMT-3)

Coordenadora: Maria José Pacífico (UFRJ), membro titular da ABC

Debatedoras: Jaqueline Mesquita e Ana Shirley Ferreira da Silva, membros afiliados da ABC

Forças naturais tendem a estruturas estáveis ou posições de equilíbrio, como nas bolhas de sabão, que minimizam as forças de tensão superficiais e minimizam a área superficial, dentro de certas condições. Isso tem matemática. Quantas vezes é preciso embaralhar cartas antes de um jogo para ter certeza que o baralho fica bem misturado? Aí também tem matemática. Será possível que a matemática possa explicar até por que os sorvetes são gelados?

Venha saber mais sobre estes fenômenos e outros com os mais novos membros afiliados da Academia Brasileira de Ciências!

 

Adriana Neumann de Oliveira, Edgard Almeida Pimentel, Gregório Manoel da Silva Neto e Hubert Lacoin

 

“Entendendo o comportamento de fluidos, através do estudo de sistemas de partículas que interagem entre si seguindo regras probabilísticas”

Professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Phd pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Estuda sistemas de partículas interagentes. Em 2016 recebeu o Prêmio Para Mulheres na Ciência, L’Oréal-Unesco- ABC“.

 

”Equações diferenciais parciais e teoria de regularidade”

Professor adjunto na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É Jovem Cientista do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e Junior Associate Fellow do International Centre for Theoretical Physics (ICTP – Trieste) para o período 2018-2023. Desde 2019 é grantee do Instituto Serrapilheira. Desenvolve pesquisas em análise de equações diferenciais parciais, sobretudo na teoria de regularidade para problemas elípticos e parabólicos.

 

“À procura de estruturas geométricas estáveis”

Professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas, onde obteve o doutorado em matemática sob a orientação do Acadêmico Hilário Alencar. É membro do Comitê Editorial da revista Professor de Matemática Online da Sociedade Brasileira de Matemática. Desenvolve pesquisas na área da geometria diferencial.

 

“Convergência ao equilíbrio de cadeias de Markov ou a Matemática de embaralhamento”

Pesquisador do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, obteve o doutorado pela Universidade Paris Diderot, na França. Atua como revisor e membro do corpo editorial de diversos periódicos nacionais e internacionais. Desenvolve pesquisas em estatística e, especialmente, probabilidade.


INSCREVA-SE AQUI

ASSISTA PELO YOUTUBE DA ABC