O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) está criando um centro de inovação para a realização de projetos em parceria com o setor produtivo. O anúncio foi feito por Marcelo Viana, diretor-geral da instituição e membro titular da ABC, durante o webinar “Matemática para empresas”, no dia 15 de março.

O Impa é uma unidade de ensino e pesquisa fundada em 1952. É qualificada como Organização Social, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e ao Ministério da Educação. 

Um dos objetivos do novo núcleo, batizado de Centro Impa de Projetos e Inovação (Centro Pi, em alusão à constante matemática), será o de fomentar a transferência de tecnologias baseadas em matemática desenvolvidas na instituição para empresas, de modo que possam ser incorporadas aos seus processos de produção.

De acordo com o pesquisador, o Impa já tem um longo histórico de colaboração com empresas nas áreas de energia, petróleo e gás. Com o lançamento do centro, a ideia é expandir essa interação em áreas relacionadas à tecnologia da informação, como ciência de dados e inteligência artificial.

Segundo ele, há, cada vez mais, alunos do Impa com interesse e capacidade de contribuir durante o mestrado e o doutorado com a resolução de problemas do mercado. “Isso beneficia não só a indústria, mas também a formação dos nossos alunos”, afirmou. “Temos experiências muito positivas nesse aspecto, inclusive levando oportunidades profissionais aos alunos que se envolvem e realmente contribuem nessas parcerias técnicas.”

Fonte: Agência Fapesp