A matemática é um daquelas disciplinas que provoca paixões ou pesadelos. E por isso, muitas vezes, a importância dela no desenvolvimento de novas tecnologias, de sistemas econômicos ou em evoluções de outras áreas, como a medicina, passa despercebida. Para comemorar o Dia Internacional da Matemática, criado pela Unesco e celebrado em 14 de março, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) promove o webinar “Matemática para Empresas”. A transmissão acontece no canal do instituto no YouTube, na 2a feira, 15 de março, a partir das 11h.

O diretor-geral do instituto, Acadêmico Marcelo Viana, o pesquisador Paulo Orenstein (IMPA) e a matemática Claudia Sagastizábal, do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp e pesquisadora do CeMEAI (Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria), participam do encontro.

Aproximar o conhecimento produzido pelo IMPA do setor produtivo é uma das metas do instituto, que desde o ano passado intensificou o contato com empresas com a realização do 1º Workshop Matemática e Indústria. Para ampliar a atuação, Viana decidiu investir na criação de um Centro de Inovação para resolver problemas concretos. No webinar, ele trará exemplos de como o instituto pode contribuir para o desenvolvimento de empresas.

Pesquisador associado do Centro de Inovação, Orenstein vai contar a experiência dele e dos alunos do IMPA no trabalho colaborativo com o setor produtivo. Ele também vai trazer exemplos de quando estava no doutorado na Universidade Stanford (EUA) e participou de projetos com o Google e o Facebook.

Experiente em colaborações com o setor produtivo, Claudia Sagastizábal vai apresentar a matemática industrial, o impacto social dela e possíveis formas de aprender a pensar como um matemático industrial.
Com transmissão pelo canal do IMPA no YouTube, o webinar é aberto a todos os públicos e busca mostrar, com uma linguagem acessível, as possibilidades de aplicação da matemática em diversos setores.

Serviço

Evento: Webinar Matemática para Empresas
Dia: 15 de março
Horário: 11h
Transmissão: youtube.com/impabr