No dia 8 de março foi a estreia da podfiction “A Ciência como ela é – A Saga de Carlota”, uma iniciativa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com apoio do Instituto Serrapilheira. Dentre as roteiristas está a diretora da ABC Márcia Barbosa. A partir do dia 8, os episódios serão liberados semanalmente nas principais plataformas de podcast. Dois teasers já estão disponíveis no Spotify, no Podcasts Google e no AnchorFM.

Acesse aqui o Episódio1: As Memórias.

A série conta em dez episódios a história de Carlota, mostrando os desafios das pequenas cientistas desde a infância. A trama mostra a trajetória da personagem e como ela lida com pautas como preconceito na academia, o assédio de professores e colegas e a diversidade racial. Sua saga representa a trajetória de muitas mulheres na ciência.

A Saga de Carlota teve origem em uma peça teatral, lançada originalmente em 2017. O projeto “A ciência como ela é” foi criada por Carolina Brito e Márcia Barbosa visando objetivo de discutir os dados sobre o tema “Mulheres na Ciência”, utilizando uma linguagem lúdica, capaz de permitir que o tema fosse discutido não apenas no ambiente acadêmico, mas também em bares e ambientes descontraídos. A peça foi apresentada em diversos eventos, tanto no Brasil quanto em congressos científicos internacionais e foi gravada em estúdio. Há uma versão em inglês gravada em um congresso de física e outra em libras com legenda.

Assista o lançamento no site oficial de “A Saga de Carlota” e siga o projeto nas redes sociais: @asagadecarlota.