O Instituto Todos pela Saúde (ITpS) foi fundado no dia 26 de fevereiro de 2021 com a missão de contribuir para o fortalecimento e a inovação na área de vigilância em saúde no Brasil. O principal foco do Instituto será apoiar a pesquisa e a formação de recursos humanos em epidemiologia genômica. Além disso, o ITpS também desempenhará um importante papel na definição de caminhos para o enfrentamento da presente e de potenciais futuras epidemias.

A criação dessa organização tem como ponto principal um sistema de fomento, com programa de trabalho predefinido e gestores dedicados, para o desenvolvimento de atividades, cujos resultados possam ser integrados e disponibilizados para auxiliar em políticas públicas. Com isso, os fundadores acreditam que o Brasil estará mais preparado para enfrentar epidemias como a de Covid-19, e menos vulnerável a doenças originadas da interação do homem com o meio ambiente.

O ITpS é uma associação sem fins lucrativos, tendo como associados a Fundação Itaú (propositora e mantenedora), a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Academia Nacional de Medicina (ANM), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Universidade de São Paulo (USP) e o Hospital Israelita Albert Einstein.

Além disso, o Instituto reunirá grandes nomes da ciência e da saúde no Brasil, incluindo Jorge Kalil (membro titular da ABC e professor da USP) como diretor-presidente. O presidente do Conselho Científico é o Acadêmico Cesar Victora e o vice-presidente da ABC para a Região Norte, Adalberto Val, é um dos membros do Conselho.

Saiba mais no vídeo: