O Congresso Nacional aprovou o PLP 135/2020 que previa a liberação dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), o principal instrumento de financiamento à ciência, tecnologia e inovação (CT&I). 

Contudo, o Executivo Federal, ao sancionar o projeto (agora Lei Complementar nº 177/2021) colocou vetos que alteram o projeto original: um deles retira a proibição dos recursos do FNDCT serem colocados em reserva de contingência; outro impede a liberação dos recursos integrais do FNDCT de 2020.

O descontingenciamento do FNDCT é essencial para a manutenção dos Programas de Pós-Graduação, pois seus recursos podem ser aportados para o financiamento de BOLSAS de estudos e pesquisa. 

Os vetos serão apreciados conjuntamente na câmara e no senado (a partir da próxima semana). Precisamos de maioria absoluta em cada casa. 
 
Por isso, pedimos duas ações de todos:

1 – Assinar o abaixo-assinadohttp://chng.it/KxqHmymFMF . Precisamos chegar a 500 mil para ter força para e conseguir vencer mais essa luta.

2 – Enviar e-mail aos parlamentares do seu estado:  acesse aqui uma sugestão de textoe a lista de e-mails.

Contamos com a colaboração de todos. É a forma mais efetiva de contribuirmos com o desenvolvimento científico e tecnológico nesse momento.

 

Luiz Davidovich
Presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC)
Ana Chies, Andreza de Bem, Marcelo Mori e Raquel Minardi
Representantes dos Membros Afiliados