Leia texto da diretora da ABC Márcia Barbosa e do Acadêmico Flavio Kapczinski, em homenagem ao recém falecido Acadêmico Iván Izquierdo:

O Professor é como ele era chamado por estudantes e ex-estudantes. Professor sem nome, como se ele fosse o único cientista do local.

Este respeito se baseava em seu profundo conhecimento científico, mas igualmente no seu caráter humanista.

Certa feita, conversando com uma de suas antigas algunas, agora docentes, ela relatou que ficou grávida durante o doutorado. Foi, então, meio apreensiva contar para o Professor a notícia da gravidez e suas possíveis implicações no doutorado. Ivan não somente deu os parabéns como a apoiou, para que pudesse cuidar daquele momento sem prejuízo para o futuro acadêmico.

Entre seus ex estudantes e colaboradores encontram-se cientistas de grande expressão nacional e internacional que herdaram do Professor a consciência de que ciência se faz para as pessoas.

Outros o chamavam de Mestre. E assim, foi a carreira desse Professor, desse Mestre.

Entre suas paixões estava a literatura, especialmente a de Jorge Luís Borges. Ivan encontrou na ficção de Borges inspiração para sua pesquisa sobre a memória e um inusitado aspecto da memória: a importância de esquecer.

A maior parte de sua carreira foi desenvolvida na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Após sua aposentadoria, atuou com brilhantismo na PUC-RS.

Seu exemplo como o Professor, Mestre de tantos cientistas, ficara indelével num espaço central na literatura de Borges, que sempre o fascinou: a memória.